segunda-feira, 25 de agosto de 2008

EMBARCAR


Para ser grande, sê inteiro.
(Fernando Pessoa)

É simples assim: cada escolha é uma renúncia.
Existe um barco na água, pronto para ir.
Ao lado dele, está o continente, cheio de possibilidades.
Você pode escolher embarcar, assumir o risco do desconhecido e vivenciar novas experiências. Recomeçar.
Você também pode escolher ficar em terra firme, solidificar as conquistas que já fez, sedimentar os afetos ou concluir seus projetos inacabados. Continuar.
O que não dá pra fazer, é ficar com um pé no barco e o outro no continente.
Isso irá lhe partir ao meio e não possibilitará a você a luz de experiência alguma, a não ser a sombra da indecisão inerte. E convenhamos, viver é movimento, né?!
Que movimento acontece quando você tem um pé em cada lugar de natureza diferente?
Você até consegue rebolar, mas precisa saber se é realmente o que quer. Rebolar pra viver. Você consegue mexer os braços, mas não pode alcançar muita coisa. Você pode girar o pescoço, mas não verá muito além do que existe ao redor.
Você trava o mundo, a rotação, a translação e deixa a angústia, a expectativa e o medo segurarem as rédeas do seu destino. Que é seu! Só seu.
Esqueça os “e se”. Ora, você só vai saber se for... ou se ficar. Não há respostas dentro do “mais ou menos” e nem na experiência do outro.
O outro estava sob outras condições de temperatura e pressão atmosférica!
Renunciar a uma alternativa gera certa dor, contudo, é preciso ter coragem e ter coragem não significa não temer. Significa ter medo e enfrentar. No pain, no gain.
Embarcar é isso, é enfrentar a dúvida e escolher.
É escolher e assumir a escolha, sem “mais ou menos”.
Você pode ir. Você pode ficar.
Mas é bom lembrar que a felicidade só é possível no lugar onde você for inteiro.

7 comentários:

Sheyla disse...

Adoro o estar por inteiro. Acho triste quando converso com algum amigo(a) e a pessoa não está, ali, inteira. E olha que tenho menos que cinco amigos e, raramente, saio com algum deles. Enfim, tudo isso é pra dizer que toda vez que converso com alguém, daí entram os colegas e conhecidos, estou ali, inteira. Fico irritada quando vejo a pessoa olhando o relógio e preocupada com o tempo. Daí, já mostro um sorriso e aceno um tchau. Claro, que há alguns momentos que é impossível estar inteiro. A vida é assim e cada um com seu cada um. No meu trabalho nunca estou e nunca estarei nele por inteira. Mas aí é uma opção minha. Sou bem remunerada pelo trabalho executado mas meus olhos nunca brilharão. Porém, consigo não fazer desse trabalho um fardo e crio meus momentos de viagem a cada dia. Nesses momentos diários, embarco, definitivamente, para outros mares. Inteira, plena.

Unknown disse...

"Você pode ir. Você pode ficar.
Mas é bom lembrar que a felicidade só é possível no lugar onde você for inteiro."


Escolhi essa como a minha citação da semana!

Karen disse...

Oiii Estrela querida,
Vou embarcar! Está decidido! Cansei de ficar, já fiquei muito tempo inteira mas agora não pertenço mais a este continente. Portanto, aí vou eu, mares da vida!

bjs

Elga Arantes disse...

Estrela,
Seu 'conselho' foi valioso como uma luva.
No pain, no gain...
Agora, Florzinha!!!!!Aqui em Minas tem mar, não, hein, rs...

sblogonoff café disse...

É Sheyla, não estar inteiro é como chupar bala com papel. Você sabe o que está fazendo, mas não sente.
Muitas vezes estamos em um lugar com a cabeça em outro, o que é até comum.
O problema surge é quando deixamos os dias passarem alimentando uma dúvida sobre nosso destino. Não vai e nem fica, sabe? Isso nos tras sofrimento e faz sofrer também quem aguarda nosso mergulho.
EU posso realizar uma tarefa com q qual não me identifico e fazer isso bem. Estar ali. Só não posso fazer isso para sempre, ou me tornarei mecânica. Somos mais que isso, né?!

Naty,
A Felicidade, mesmo que momentânea, só acontece nos momentos de inteira entrega. è o que tenho visto!

Flor,
Que seu embarque lhe traga benefícios e aprendizagens!
E parabéns pela coragem!

Coração,
Como assim, a gente embarca em trem também, uai!
E em Minas tem trem!!!Rsrs

Anônimo disse...

Concordo com parte do que a Sheyla disse, exceto pelo fato de que geralmente eu é que olho para o relógio hehehehe

Adoro estar por inteiro.. embarcar em algo de corpo e alma e simplesmente ir. Mas geralmente estou entre o navio, o continente, o cruzeiro, o barquinho, a canoa, a lancha e o iate.

O único problema de embarcar é que geralmente não sabemos o destino da viagem.

Beijos!

BORBOLETA CULT disse...

A rota traçada não permite que o passeio seja efetuado por sobre o muro. Será que o caminho não foi traçado sobre o muro? Existir é uma coisa complicada para nós humanos e esse pé no continente e outro no oceano pode gerar uma vida de tortuosa existência, pois pior do que sentir é não sentir. Melhor do uma relação plena, é saber que somos capazes de amar, mesmo sabendo que não fomos amados ou seremos. Pois não existe simetria para convenções que envolvem um coração que nem de longe consegue se pautar em tal coisa.