sábado, 24 de janeiro de 2009

As the world falls down...

"toda vez que falta luz
toda vez que algo nos falta
o invisível nos salta aos olhos"


A ponte sobre o Rio Doce caiu.
O teto da igreja caiu.
As últimas mentiras estão caindo.
As maçãs continuarão caindo.
Toda criança cai um dia, enquanto ainda é criança.
Dentes de leite caem todos.
Um dia, os juros caem, caem também os reis.
As leis se manifestam em nossas vidas, as leis e suas gravidades.
Para os justos e os injustos.
E eu, transpondo o sábado, temo por minha saúde que agora quer cair também.
A febre, a dor, a insônia, os planos para o futuro...
Você, meu amor, tem o meu coração inteiro, mas eu sou fogo.
“O fogo ilumina muito por muito pouco tempo.”
Espero que me perdoe quando minhas palavras doces ferirem mais do que as verdades que guardei pra nunca dizer.
Eu me sinto como se a qualquer momento o Darth Vader fosse chegar dizendo que é o meu pai. Ou que o Al Pacino, como o pai do advogado do Diabo (!!).
E então eu teria um gene problemático, não é?
Sempre foi tão mais fácil não ser bom.
Mas eu venho resistindo, amor.
Enquanto eu acreditar em qualquer coisa de luz que houver em mim, em nós, enquanto houver qualquer estrelinha de brinquedo que brilha no escuro.
Eu não sei o que faço com minha vida.
Eu não sei o que vai ser de nós.
Os Engenheiros me dão pistas, assim como David Bowie.
Preciso escovar os dentes para fugir das cáries.
Preciso apagar a luz e acender novas idéias.
Pensar não é preciso.
Viver muito menos.
Amar é cair de certa maneira num precipício.
Bem vindo, domingo, enquanto cai o mundo.
*
"todos os dias eu venho ao mesmo lugar
às vezes fica longe, difícil de encontrar
mas, quando o neon é bom
toda noite é noite de luar"
*

18 comentários:

Otavio Cohen disse...

quando uma coisa cai outra coisa tem q levantar. né? eu acho q é.
até a criança que cai e levanta.
ou a mulher que cai na rua e olha em volta pra ver se alguém viu.
e cair não é tão ruim assim.
as vezes é a melhor coisa.
imagina se hitler não tivesse caído.
imagina se a minha analogia fosse boa.
enfim.
everything is gonna be alright.

fall em inglês também é outono (acho que é por causa das folhas q "caem"). outono leva ao inverno (que é a dor q a gente sente quando cai e machuca) e o que vem depois mesmo??

pois é.

Elga Arantes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elga Arantes disse...

Porque o título em inglês? (além da sua, provável, vontade?)

Xenofobia também está caindo de moda, né? É? Acho que é, sim.

E tem coisas "daqui da nossa casa" que também caem muito bem, né?

Cá prá nós, reencontrei um "balão" por aqui que não cai na real(e nem na minha mão, nem na Rua do Sabão)

"Que a noite caia, de repente caia,
Tao demente quanto um raio.
Que a noite traga alivio imediato"

sblogonoff café disse...

Otávio, quando publiquei esse texto na noite do sábado, ele era maior. Eu falava sobre as cachoeiras e sobre o outono e sobre peitos que caem e pintos que caem. Achei meio agressivo e de madrugada eu deletei! Acabei deletando o outono e as cachoeiras também...
Agora, não sei se cair é necessariamente bom. Toda queda tem sua consequencia dolorosa. De Adão à Hitler, acho que ninguém gostou muito de cair!
Mas a pior queda é aquela que não encontra o chão.
A Sara do filme, quando escolheu a porta errada e caiu, ainda teve a ajuda daquelas mãos medonhas.
E as mãos que não nos seguram?
E as mãos que a gente solta?

Elga, eu amo a língua portuguesa, amo nosso idioma, mas não chego a ser ufanista.
Deixei em inglês porque é o nome da música que eu ouvia e que não sei colocar aqui!!
As the world falls down é uma música do David Bowie, no filme Labirinto, do qual também tirei a figura que ilustra o post.
A garota é a Sara.
É um filme cheio de errinhos cinematográficos, mas enfim, eu adoro Labirinto - A Magia do Tempo.

garfo sem dentes disse...

respondendo ao seu comentário:
é, uma vez assistindo ao programa do jô,
uma entrevistada argumentava sobre essa análise
de não prestar atenção no que o outro tem à dizer,
e apenas esperar pra falar também,
confesso que já fiz muito isso,
às vezes ainda faço,
mas sempre "tento" absorver o que outro diz.
Uma tarefa difícil, eu diria!.

uma pergunta: onde você mora? em Minas Gerias?

e sim, o mundo está caindo,
mas não seriamos nós as pilastras ?
o mundo cai sobre nós então!

um abraço,
tenha uma boa semana!
bjs do Felipe godoy

Elga Arantes disse...

Imaginei que tinha alguma ligação de uma coisa com outra que eu desconhecia.

Já vi Labirinto, mas há muilto tempo e não reconhecia a ilustração. A música, então... nem sei qual é.

Beijos

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Otavio Cohen disse...

"Agora, não sei se cair é necessariamente bom."
foi o que você disse.

depende pra quem. sempre depende.

Unknown disse...

Apesar de achar que comentar em um texto como esse seria invadir sua privacidade, o faço.
Por vezes o Mundo desaba a nossa volta. Mas você está no caminho certo, se ater ao singelo e significativo. Haja o que houver, só não desista, não ceda ao desespero, que é a ausência da esperança.

sblogonoff café disse...

Até bom você falar, Bruno, sobre a privacidade...
Sabe, vejo os blogs como um lugar onde compartilhar, por isso, pelo menos aqui, pode ficar à vontade para comentar.
Pode ter certeza, certas coisas são impublicáveis, inconfessáveis, imblogáveis. Elas não estarão aqui!!!
Eu só publico o que considero compartilhável e até digo que certos posts são quase que um pedido de socorro, como este.
Na verdade, a esperança de quem cai é que o chão chegue logo!Rs. A vertigem da queda é péssima!
Mas no precipício tem morangos também...
Alguns dias são miseráveis, outros são cheios de luz.
Amar, par mim que sou pouco habilitada, é um caos bem harmonioso.
A ordem do mundo é essa dispersão...
É tudo só artesanato, o resto, são escombros...
Parafraseando o Renato Russo.

Rafael disse...

talvz ser bom não seja taum dificil

muito belo o texto

parabéns,por isso sou seu fã :)

Anônimo disse...

Gosto das músicas que você ouve.

O amor, ou a busca por ele, faz o mundo cair, faz tudo cair.

É como se todas as coisas não importassem mais e caíssem e só o amor importasse.

E num belo momento vc vê que o amor não é como vc esperava que fosse, e todo o resto já caiu. E para resgatar o que caiu vc precisa se jogar no precipício..

E isso dói.

Anônimo disse...

somos todos uns sacos de bosta ambulante sempre esperando que alguem nos agrade e o que eu queria mesmo era retornar nos primeiros erros do mundo e ir cuidando das celulas que formariam o ser humano e deixar so as dos bichos
DISSE MARHAMUD ARMADNEJAD TIRINGO

Anônimo disse...

missionarios de um mundo pagao ;proliferando odio e destruiçao , e nos quatro cantos da terra a morte a ganancia a discordia e a guerra.missionarios de missoes suicidas , crianças matando crianças inimigas , generais de todas as naçoes fardas bonitas condecoraçoes ,documentam na nossa historia com seu rastro sujo de sangue e gloria. disse dingo tiringo

Anônimo disse...

vindos de todas as partes ; indo a lugar algum; assim caminha a raça humana se devorando um a um.LIGUEI PARA O HORIZONTE E ELE NÃO ME RESPONDEU E ENTÃO FECHEI OS OLHOS E UMA VOZ ASSIM ME BATEU.

sblogonoff café disse...

Sei lá...
Você consegue pensar em uma vida sem atenção? Sem atenção dos outros?
Essa coisa de se bastar, de auto suficiência, não é pra mim não.
Como diz o Zeca Baleiro, ninguém é alto o suficiente que não possa rastejar.
Só espero que alguém entenda os códigos que emitimos e faça a gente acreditar em algo de bom, em possibilidades de felicidade além do sorvete de flocos.
A médica falou que eu tenho que evitar chocolates.
Na hora, entre outras coisas que vou ter que evitar, eu quis ter uma bomba. Era só o que falatava. Mas foi bom, eu descobri que não era só o que faltava! Agora falta mais dinheiro pra dar conta da dieta, já que não posso comer nada comum!
Enfim, então fechei os olhos, sua voz assim me bateu.
Apanho!

sblogonoff café disse...

Ah, se a gente olhar com atenção, tem muitas flores no lixo que fazem valer a pena todo o resto. Até a existência dos maus!
A existência de vocês, por exemplo, sua família, já é um motivo de felicidade pra mim, mesmo distantes. A vida é mais doce.

Coelha anônima e gorda 🐰 disse...

Agora o mundo está caindo e essa música não sai da minha cabeça, por isso cheguei aqui.