sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Entendeu?

A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira coisa... e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita.
(Mário Quintana)

Entre o emissor da mensagem e o receptor da mensagem, há um universo de possibilidades.
Quem escreve em blogs sabe o que é isso.
Nem sempre o que se quer dizer é o que é dito.
Cada cabeça é uma sentença, como já dizem por aí. A viagem que o sentido faz até ser decodificado, é cheia de curvas e morros, de rios e vales. Quem cria e publica suas obras, deve ter desapego. Há que se desprender até daquilo que intencionalmente era para ser sem sentido. Uma vez no mundo, o significado do texto não tem propriedade. Seu autor o elabora, lê, relê, corta palavras, insere outras, edita, registra e coisa e tal. Mas é impossível obter direitos sobre o significado, sobre a interpretação, sobre os desdobramentos da própria criação.
Às vezes, por mais objetivo que se queira ser, o texto para a outra pessoa pode ser cheio de entrelinhas.
É então que se começa a garimpar o sentido de tudo o que não foi dito, fazendo com que o receptor crie um novo texto só de entrelinhas não intencionais. Há também a hipótese de se criar uma entrelinha e ninguém percebe-la ali! É a hora de explicitar a intenção e preencher as lacunas com notas explicativas. Eu faço isso quando sou mal interpretada!Rs.
Um texto não termina depois de publicado. Ele se prolonga na imensidão de seus significados ou não significados. Em blogs, certos comentários são até maiores do que o texto comentado!
Também há as canções. Confesso nem sempre entender certas letras e outras eu apenas digo: Isso não era pra ter sentido.
Alguém me explica o que são “segredos de liquidificador” que o Cazuza colocou na música? É algo tão dilacerado que é impossível juntar?
E “Zabelê, Zumbi, Besouro /Vespa fabricando mel /Guardo teu tesouro Jóia marrom /Raça como nossa cor”?
Eu só fui entender que "Lágrimas e Chuvas" do Leoni era sobre suicídio depois que ele falou numa entrevista.
Dispersões também podem ser provocadas por melodias que fazem a gente dançar alegremente por algo triste, como “Eu só quero um xodó”, do Dominguinhos. Acordes menores são mais melancólicos, os maiores são mais alegres. Nem sempre.
Recebi em uma missa de sétimo dia aqueles santinhos que a família distribui. Nele havia o retrato do nosso amigo e aquela música do Tim Maia: "Gostava tanto de você". Não sei porque você se foi, quantas saudades eu senti... Desabei a chorar, eu que nunca havia pensado na música assim.
E o Pato Fu, meu Deus! Certas letras eu acho bricolagem e fico tentando entender.
Será que é em vão?
De repente o significado está mesmo no vão.
Obvio ou subjetivo demais, o fato é que a arte de escrever e ler, é e sempre será bela, porque nunca se completa por ser o próprio caminho.
Entendeu?

11 comentários:

Rafael disse...

"Nem sempre o que se quer dizer é o que é dito.
Cada cabeça é uma sentença" isso é verdade

ja escutou "canção pra viver mais" do pato fu?pra mim era uma musica apenas bonitinha,ateh q soube da história de que ela fez a musica para o pai que morria de cancer

hey,qto ao seu comentário no meu blog

puts

mew me arrepiei

sério,daria ateh uma postagem

fique bem :D

Anônimo disse...

eu não sabia que o sblogonoff vivia... foi ótimo ver que ta ativo assim.

eu sou o mesmo menino sim senhora.. parece que eu vou acabar sendo uma pessoa de terno e causas mas num to tão perto disso. agora to trabalhando ne uma livraria.. to adorando.. talvez eu faça isso pra sempre... sei lá..

o seu post eu num li ainda.. li os de baixo.. vou ler e depois comento ele.

=)

Elga Arantes disse...

É... cada vez mais, fico curiosa com essas coincidências (?), sintonia (?), espiritualidade (?)!

Essa frase do Quintana, diz tudo, mesmo. No post que fiz para celebrar meu encontro com a Dani (Dani-se!), queria colocar como trilha aquela musica que fala, -acho que é do Biquini Cavadão- fala da Daniela, sabe qual? Fiquei com medo de ser mal interpretada. Olha, cansei de receber essas traulitadas de anônimos mal humorados... No começo não estava nem aí (e juro, não brincava de luz e sombras, rs), mas tem hora...

"Segredos de liquidificador" deve ser um segredo, tão segredo (!) que precisa do barulho do liquidificador para que não se corra o risco de ninguém por perto ouvir? ;). Foi mau. Foi o melhor que pude pensar em poucos segundos. Juro que voltarei com melhores explanações a respeito.

Beijos, honey!

Elga Arantes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

“…E que fique muito mal explicado.
Não faço força para ser entendido.
Quem faz sentido é soldado…”
Mário Quintana


quer mais?

:)

Anônimo disse...

Hahaha, o que escrevo geralmente tem um significado que só eu entendo. E as pessoas entendem outras coisas..

Uma vez Freddy Mercury foi perguntado sobre Bohemian Rhapsody, sobre o significado da música..
Ele disse que se ele explicasse, perderia toda a magia. A magia do que se escuta/lê não está no que a pessoa escreveu, mas nas entrelinhas que nós imaginamos...

Ah, as consequências burocráticas dos corações partidos... Primeiro o paraíso, depois a consolação.. depois a briga. cada um pro seu lado, querendo levar o que acha que é de direito.

o calor também derrete o meu, e no guarujá faz mais calor que em qualquer lugar..

Pq post sacana? jahaahahah

Anônimo disse...

Entendi!

Anônimo disse...

aha essa postagem devia estar no início de blog, livros e t aqueles resumos de livros de vestibular sabe?
Mas sobre gostava tanto de você foi escrita por um cara não sei bem quem , ele havia perdido a filha, ainda criança e fez a música para ela. Engraçado ne? Não é uma canção de separação de perda de amor do jetio que quase todo mundo pensa...
O sentido está na cabeça de quem lê... e assim seja, tem mais graça!

prometo voltar a ser mais ativa por aqui!! adoro seus textos!!
beijos

Mariana Ornelas disse...

PRO OBSCURO INVENTARAO O EMB. DECLARATORIOS E MESMO ASSIM MUITA COISA FICA SUBENTENDIDA OU NAO ...ESSA É A EMOCAO DA VIDA E A MAGIA DAS COISAS E PESSOAS... PELO MENOS AO MEU VER... NO DIA QUE EU SOUBER ALGUMAS RESPOSTAS QUE SEMPRE QUIS SABER DE DETERMINADAS COISAS E PRINCIPALMENTE DE PESSOAS PERDEREI TODO O ENCANTO QUE SEMPRE TIVE POR TUDO. GOSTO DISSO ...

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Anônimo disse...

Quase 8 anos depois...

mary, é como você disse e acrescento, a gente descobre que se tornou um adulto quando para de sentir "a magia" por algumas coisas que sentíamos antes na adolescência...

MisteryLang