quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Catavento, a galáxia

E então ecoa a voz da professora de ciências da quinta série: Vento é o ar em movimento.
Eu lembro que achava aquilo lindo.
Aqui onde estou, o ar não consegue se movimentar muito. São muitos prédios, pessoas e egos. É possível fazer leves movimentos, mas que não causam a mais suave brisa. As coisas são mais artificiais por aqui. Precisamos de ar condicionado e ventiladores e um leque (hahaha, adorei usar essa palavra agora) de fazedores de vento, de circuladores de ar... Poderíamos usar tudo isso agora, mas quando lembro do vento da beira da praia ou das montanhas, essa parafernália não significa nada.
Senhor, esse vento que produzimos à força não está aliviando o calor, não ajuda.
As cabeças continuam quentes, fervendo. Os ânimos estão exaltados e a paciência tirou férias de verão. Deve ter ido pra um lugar onde venta bastante, sei lá, ido surfar no Havaí...
O sol é fonte de vida, é energia. Se ele morresse, morreríamos todos.
Então, porque alguns de seus efeitos são assim? Parece que o capeta está cozinhando os trópicos em seu caldeirão, misturando os justos e injustos (baby, ninguém é inocente), os belos e os malditos, as fadas e o saci-pererê!
Era só beber um copo d`àgua, respirar, esfriar a cabeça, moderar o tom de voz e transformar os momentos. Mas a gente sempre quer mais, né?! Quer as chamas.
Pois é. Pra que?
Pra justificar o suor?
Seria tolo da nossa parte.
Ainda acho que o diálogo é a fonte da solução dos conflitos. Em um diálogo, você deve se colocar no lugar do outro para depois emitir o próprio ponto de vista. Você deve ter paciência para ouvir e para discordar também. Nem é tão difícil.
“Não se apoquente”, um distinto poeta falou.
Que bons ventos os levem, que bons ventos os tragam, que o calor não trague nossa delicadeza no trato, que não estrague sentimentos sólidos. Que o calor derreta o gelo de nossa teimosia e que um pouco só de água fria possa nos salvar.
Hoje foi um dia quente, mas vi no Terra a Galáxia Catavento. Achei bem refrescante o nome. São milhões de estrelas brilhando longe de nós.
Direcione, Senhor, algum vento purificador pra esse povo do concreto aqui.
A gente precisa de ar.


Ah, e não se esqueçam: USE FILTRO SOLAR!!hehehe

6 comentários:

Otavio Cohen disse...

Calor é pior que frio pq qualquer coisa que você faça pra se livrar dele vai te deixar com mais calor. Frio não.

Agora, quando o calor vem de dentro (nem to falando daquele calor bom, é o ruim mesmo) aí n tem jeito. Nem beber água de gelo resolve. Nem mudar de estado, continente ou galáxia.

Tome tenência, Michele.

Daniel Savio disse...

Olha, do jeito que as coisas estão quentes, só mesmo morando no meio de uma cidade com todos os seus telhados de casas, prédios e etc plantados (pior que é sério, pois teve uma reportagem que isso iria cair até seis graus a temperatura de grandes cidades).

Mas no geral, só a calma que serve de gelo para era horas quentes (de estresse)...

Fique com Deus, menina Michele.
Um abraço.

garfo sem dentes disse...

nossa que sintonia,
nem tinha lido seu poste,
e escrevi algo sobre vento,
e movimento. :)
bacana isso.
gosto de cata ventos...

o ventilado tá ligado aqui,
tá calor :P

Carla P.S. disse...

Ótima filosofia. Penso que tu estás num bom patamar, com a alma bem ventilada. É só espraiar =-adorei usar esse verbo, tal qual tu adorou usar leque- esse vento pra todos os outros seres que contigo convivem. Aceita um gole de Skoll? Beijos.

Anônimo disse...

Não queria admiitir que me sinto como este post, mas tudo bem. Afinal, o outono vem e eu estou muito afim de concluir essa fase que chega pesar. Porém Otávio tem razão, vamos apreciar o horizonte e vislumbrar novos sonhos, pois "o inferno são os outros"!

Anônimo disse...

Justificar o suor...

Eu gosto quando é verão na minha vida.

Como diz a música: "você já viu a chuva caindo num dia de sol?"

Eu prefiro o sol e o calor abundante. Se possível a chama.

Mas estou refrescado como no outono. E até o clima lá fora está assim. Chove lá fora. A torre acima do prédio do Unibanco parece mais bonita em dias chuvosos.

Sabe, quando faz muito calor por muitos dias é sinal de que vai ter uma tempestade em breve. A tempestade é ruim mas pelo menos refresca. O problema é que as pessoas, como você diz, não querem refresco.