domingo, 8 de fevereiro de 2009

Seu desejo é uma desordem

Desejar é uma característica dos seres imperfeitos.
Claro, a perfeição não deseja nada, por se bastar.
Se é assim, Deus ou os deuses não desejam nada de nós.
São perfeitos e se bastam.
Nós estamos aqui à deriva, à mercê dos nossos próprios desejos e de suas consequências
O desejo é mais que ter vontade. A vontade é ação e movimento.
O desejo é metafísico, mora na cabeça da gente e nem sempre se expressa.
Alguns ficam atrofiados lá no coração, no cérebro ou no útero.
O feto da mulher grávida (meio pleonasmo) que não teve um desejo atendido, nasce com a cara do desejo que ela teve. Pensa, se ela desejou comer abacaxi e não comeu (vai ser mãe de um rei ou de um punk!), ou se quis comer pepino (vixi) ou fruta do conde. Minha mãe desejou comer figo quando eu era feto e nadava no ventre dela. Se ela não tivesse comido, seria uma tristeza, porque um figo cortado ao meio parece muito uma... Deixa pra lá.
Criança que deseja e não pode ter, fica aguada. De onde vem essa expressão? Lá em Minas se fala muito em “ficar aguado” (ou talvez seja agoado). "Não mostra isso pra Pedrinho não, tadinho. Ele gosta e não pode. Vai ficar aguado."
Bom, quem souber, me explique, que eu vou ficar feliz!
O desejo quase sempre é provocado. Pode ser por uma pessoa fazendo cara de “quero devorar você”, pode ser um chocolate ou um bolo confeitado, podem ser os incríveis apelos da mídia, que de uma hora para a outra faz o brega que você detestava ficar chique. E agora você deseja tudo o que desprezava antes.
Alguns desejos, os reprimidos, dão um nó no estômago das pessoas. Ficam lá sob análise pra gente saber se é justo ou não é, se vale a pena ir avante, se foi bom ter renunciado...
Tem desejo que vem com a culpa e com um chicote de brinde, e faz a gente se auto-flagelar até tirar sangue das costas.
Outros desejos já nascem proibidos e nem por isso deixam de ser atendidos ou realizados.
O desejo independe da tecla “enter” pra acontecer. Ele é entidade autônoma. Se ele é realizado ou não, são outros quinhentos.
Eu desejo tanta coisa, que vou apertando o gênio dentro da lâmpada, louco pra eu atingir a perfeição e parar de necessitar.
É, né, porque necessitar pressupõe carência e às vezes a gente carece de coisas que não precisa.
A gente quer mais do que o essencial, a gente quer as bordas recheadas também.
A gente gosta da cereja do bolo, a gente quer saída para qualquer parte.
Caso desejássemos o simples, o essencial nos bastaria e pouparíamos as moedinhas que jogamos no poço.
Se o essencial nos bastasse, não existiria má distribuição de renda e nem a infidelidade afetiva.
Essas são as duas coisas que mais causam a desordem no mundo.
Ai, ai, esses desejos...
Sai fora Aladin, não desejo voar em seu tapete.

12 comentários:

Daniel Savio disse...

Belo texto sobre necessidade e vontades, mas acho que é "perfeito" ao sermos imperfeitos, pois se fomos perfeitos, seriamos auto suficiente e qual graça isso teria de nunca sentir a necessidade de um beijo de outrem?

Não sei se expliquei direito senhorita Michele (estou certo, este é o seu nome?).

Fique com Deus, menina.
Um abraço.

Carla P.S. disse...

A-m-e-i !
Só podia ser mais uma companheira dos cafezinhos cibernéticos.
Aceite um expresso, quentinho.
Desejo que desejes ainda, ainda mais, ser melhor.

Otavio Cohen disse...

agora parece um pouquinho mais com a michele de antes.

essa que tem nó no estomago aí eu n acho tão legal não.

desejo é absoluto, como você diz. tem uma existencia independente. agora, o que faz ser ele proibido, aceitavel, condenavel, louco, incessante ou o diabo a 5, é relativo. bem mais relativo do q se pensa.

Daniel Savio disse...

Senhorita Michele, um pequeno mimo para para ti lá no meu blog Tesouros em Meio ao Lixão, espero que goste...

Está numa das postagens do dia 08-02-2009, espero que goste.

Fique com Deus, menina.
Um abraço.

Anônimo disse...

O corpo cria enzimas... elas são enviadas diretamente ao estômago...

E nos fazem sentir de diversas maneiras... Ah, as vezes me faz sentir tão bem.. as vezes tão mal..

a cada dia tenho mais cabelos brancos...

Tanto amor reprimido, tanto grito contido, tanto samba no escuro..

Anônimo disse...

E depois de ler seu texto me lembrei da música:
Quem me vê sempre parado, distante
Garante que eu não sei sambar
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar
Eu tô só vendo, sabendo, sentindo, escutando
E não posso falar
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar
Eu vejo as pernas de louça da moça que passa e não posso pegar
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar
Há quanto tempo desejo seu beijo
Molhado de maracujá
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar
E quem me ofende, humilhando, pisando, pensando
Que eu vou aturar
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar
E quem me vê apanhando da vida duvida que eu vá revidar
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar
Eu vejo a barra do dia surgindo, pedindo pra gente cantar
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar
Eu tenho tanta alegria, adiada, abafada, quem dera gritar
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar

Rafael disse...

nossa q texto incrível

Eu tenho muitos desejos :)

Qual a diferença entre planos e desejos?Eu naum consigo distiguir os dois dreito ¬¬"

parabéns e fique bem

sblogonoff café disse...

Daniel, obrigada pelo presente!

Fiquei Feliz! Eu não tenho certeza se meus agradecimentos serão visualizados no seu blog. Eu cliquei lá, mas não apareceu o que escrevi!
De qualquer forma, se voltar aqui, saiba que fiquei surpresa e grata!

Olá, Carla, obrigada pela visita!

Thiago, é aquilo que minha avó dizia... Paciência!
É a cinência da paz!

Anônimo:
Toda rosa é rosa porque assim ela é chamada
Toda Bossa é nova e você não liga se é usada
Todo o carnaval tem seu fim

(...)
Toda banda tem um tarol, quem sabe eu não toco
Todo samba tem um refrão pra levantar o bloco
Toda escolha é feita por quem acorda já deitado
Toda folha elege um alguém que mora logo ao lado
E pinta o estandarte de azul
E põe suas estrelas no azul

mas todo carnaval tem seu fim!

Ei Rafael,
Bom, a diferença é que um plano mora no campo da ação e dos métodos.
O desejo vem antes do plano. O plano é o caminho pelo qual atingiremos nosso objetivo que nasce do desejo.
Entende? Desejo é o Pai das ações!

Elga Arantes disse...

Não desejar mais é o desejo. Como colocar o plano em ação?

(*) Eu sou um asterísco!

Texto totalmente reflexivo. Adorei. De novo!

Beijos.

Carla P.S. disse...

Sinceramente...Não lembro por qual blog vim parar aqui. Mas não costumo ir longe, sempre entro em blogs através de conhecidos, lá de vez em quando..
Enfim, encho a bula para futuras divagações.
Um sopro de coisas boas pra ti tb.

Anônimo disse...

Não esperava que algum dia fóssemos dialogar em música, mas estou gostando do que vejo!
Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança

Ouça, meu amigo
Deixe esse regaço
Brinque com meu fogo
Venha se queimar
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar

Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade
Vou pra rua e bebo a tempestade
Vou pra rua e bebo a tempestade

sblogonoff café disse...

Anônimo

O que dá pra rir, dá pra chorar
Questão só de peso e medida
Problema de hora e lugar
Mas tudo são coisas da vida
O que dá pra rir dá pra chorar

No jogo se perde ou se ganha
Caminho que leva, que traz
Trazendo, alegria tamanha
Levando, levou minha paz
Tem gente que ri da desgraça
Duvido que ria da sua
Se alguém escorrega onde passa
Tem riso do povo na rua

Alegre é lugar de chegada
É triste com gente partindo
Tem sempre o adeus da amada
O riso chorado mais lindo
Eu posso cantar meu lamento
Também sei chorar de alegria
As velas no mar querem vento
No porto é melhor calmaria

Somente a palavra "sofrência"
Que em dicionário não tem
Mistura de dor, paciência
Que é riso e que é pranto também
Define o Nordeste que canta
O canto chorado da vida
Reclamam no Sul chuva tanta
Errou de lugar na caída

O que dá pra rir dá pra chorar
Questão só de peso e medida
Problema de hora e lugar
Mas tudo são coisas da vida
O que dá pra rir dá pra chorar