segunda-feira, 13 de julho de 2009

*repetir, repetir - até ficar diferente

* frase do grande poeta das pequenas coisas, Manoel de Barros

Certa vez, ao brincar de pique esconde com algumas crianças, percebi que todos haviam se escondido, menos um dos meus sobrinhos. Ao invés disso, ele fechava bem os olhos, apertando as pálpebras com força. Chamei baixinho para que ele viesse ao meu esconderijo, que era muito mais secreto! Ele me disse que ninguém ia encontrá-lo, pois seus olhos estavam fechados.
- Se eu fechar os olhos, ninguém vai me ver.
Hoje, penso se não trouxemos essa ingênua forma de se esconder camuflada em outros atos mais... adultos. Percebam, tentamos fortalecer os argumentos, conseguir subterfúgios, angariar correntes filosóficas que nos embasem só para justificar algo que no fundo a gente desconfia que está errado. Ou tem certeza. É a oportunidade de legitimar o erro e fazer com que ele se torne acerto caso todo mundo concorde que realmente é um acerto. Não precisa haver aí necessariamente uma má intenção, mas um certo medo de abrir mão do que nos faz bem, do que aparenta ser felicidade, do que parece ser certo. Isso traz um certo alívio, nos livra da culpa e da necessidade de mudar a rota, de tomar uma atitude diferente.
Iniciamos assim uma luta meio ilusória, tentando repetir, repetir e repetir o erro até que ele se torne correto. Todavia, basta que alguém diga que está nos enxergando, para que a insegurança venha nos assombrar. O remédio, não raro, é procurar uma segunda, terceira, múltiplas opiniões, até encontrar aquela que venha nos redimir, que venha nos devolver a confiança na escolha que fizemos. Nessa procura, desmentimos posturas de instituições que acreditamos. Tudo para validar a postura que adotamos. Parece covardia, mas é muito sutil e com ramificações. Por exemplo, tem gente que não se importa em ser traído e até consegue perdoar o traidor, isto é, se mais ninguém souber. Caso contrário nada parece digno de perdão. Certas pessoas só se arrependem dos crimes se forem flagradas. Certas pessoas só conseguem ter paz se houver aprovação quase geral.
As verdades são muitas, as respostas são várias, mas nós geralmente vivemos conforme uma verdade. Quando contrariamos essa verdade, tudo fica inquieto lá dentro de nós, mesmo quando mudamos de idéia e escolhemos viver conforme uma verdade mais conveniente.
Talvez, o melhor a fazer, seja arriscar, arcar com as conseqüências. Como já li por aí, se for errar, melhor errar com convicção. A dúvida é um tormento, assim como a culpa.
Eu duvido que alguém aqui é capaz de fazer uma escolha consciente de que ela será desastrosa. Na verdade, nós estamos à procura da felicidade.
É por isso que quando o pisca alertas é acionado dentro de nós, é melhor procurar saber o porquê.

(Gente, aqui estão os hífens: - - - - . Já não sei mais como usá-los. Utilizem no texto acima como acharem certo!!)


9 comentários:

Elga Arantes disse...

Então, acho que buscar a verdade dentro de nós é muito mais que seguir convenções. Nem todas acendem o pisca alertas dentro da gente (ou apagam).

Fofo foi o sobrinho fechando os olhinhos para que ninguém o visse. Se eu visse, mordia ele todo!

Mas o que mais gostei (nó que exagero) foi a observação sobre os hífens. Rsrsrs.

Beijos.

Pensamento aqui é Documento disse...

Lutar pela verdade com armas de mentira.

É a ideia de se obrigar alguém ficar do seu lado e acreditar que se está por prazer.

Certo dia, ouvi uma frase muito pertinente. "O mundo não suporta muita realidade", desconfio que tinham razão.

Não existe verdadade absoluta.

Beijos

sblogonoff café disse...

Elga, eu queria que fosse simples assim! Mas e quando acreditamos realmente na verdade exterior e ao mesmo tempo nossa verdade é outra?
Solucionar como, se escolha esbarra em conceitos morais?
É como justificar as cruzadas em nome de Deus.
É como justificar os crimes passionais e descobrir que nem havia amor...
É como... Ah, deixa pr lá!! Rs.
No direito, lei posterior revoga anterior, lei especial revoga geral... E quanto às verdades?
E o sobrinho é fofo mesmo!!!

***
Lutar pel verdade com armas de mentira...
É mais ou menos isso o que acontece.
Ai, ai...
Ninguém suporta tanta realidade.
É por isso que temos Neverland, drogas, alccol, ficção científica e novela das oito!

Adri. disse...

Olá...

Querida obrigada de verdade pela visita ao "Diversidade.com",,, sinta-se a vontade por lá....
Serás sempre muito bem vinda!

Adoorei tuas escritas

"As verdades são muitas, as respostas são várias, mas nós geralmente vivemos conforme uma verdade".

Nossa que lindo lindo,,, e nunca foi tão conforme meu momento...

Agradeço!!!

Grande beijo!

Diário de Combate disse...

Só vc pra fazer com que no meio de toda essa tormenta eu ainda consiga parar! E refletir!!! E viajar!!!
Obrigada por ter voltado!!!
Espero que de olhos fechados não me vejam! Ou não me veja! "De olhos fechados não me vejo... e vc sorriu pra mim!"

Otavio Cohen disse...

´como eu já disse, o que aparenta ser felicidade, se vc olhar bem, nem é. e é tão óbvio q não seja felicidade, mas é igualmente compreensível que a dúvida lance brumas sobre a escolha mais óbvia. a minha opinião é que a vida é sempre difícil. sempre. e não to falando com pessimismo, mas com o otimismo de quem está disposto (nem sempre, é claro) a vencer obstáculos.

Daniel Savio disse...

Hua, kkk, ha, ha, qual seria o pior, aquele que mente, ou aquele que não deveria ter a mínima possibilidade de confiar (mas confia assim mesmo)?

Mas bom texto, menina michele, gostei da mudança de layout e "fotinha" nova.

Fique com Deus, menina Michele.
Um abraço.

Denise disse...

Dizia Kardec que o treino antecede a expontaniedade
Diz Manoel para repetir repetir e repetir.
Eu na minha humilde opinião digo.

Ouvir nosso coração,amar amar e amar.....e seguir.

beijo

De

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.