quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Com os lábios e com o coração

Estamos na ponta inicial do século XXI.
Não. Não há carros voadores, não há teletransporte ainda e mal chegamos na Lua.
O pequeno passo para o homem parece ser ainda o pequeno passo, apenas a expectativa do grande salto que a humanidade virá a fazer. Temos essas coisinhas cibernéticas, somos modernos, temos as facilidades eletrônicas, as tecnologias de ponta, todo o desenvolvimento científico e mesmo assim as coisas invisíveis ainda nos assombram, sejam fantasmas ou vírus.
Mas o que mais tem me assombrado é o encaixe imperfeito das teorias e das práticas. Como disse o Cazuza: Quando as idéias não correspondem aos fatos. Estou falando do ser humano intolerante com as diferenças e com os erros alheios. A música Gospel está em franca ascensão. São pastores, são fiéis, artistas convertidos lançando Cds. Em cada canto do país tem um padre cantando. Eu cheguei a achar que era muita mercantilização das coisas de Deus, mas hoje penso que se a mensagem toca a pessoa, se a mensagem transforma, então está valendo, embora muitas vezes o cantor chame mais atenção do que a música (!). No filme Stigmata, a mulher em transe diz: “O mensageiro não importa”. Era pra mensagem importar mais que o resto, mas enfim... Ouvimos louvores em diversos ritmos, em funk, em pagode, em forró, remixado. Até no carnaval tem axé carismático. O mundo não devia estar bem melhor? Se os caras vendem tanto CD, se os shows lotam, as pessoas não deviam estar inundadas de algo divino? Eu não estou falando de santidade. Falo das coisas simples como respeito, tolerância e amor. Coisas que o próprio Jesus fazia. Ele dizia que os sãos não precisam de médico. Era cercado por prostitutas, homens rústicos, cobradores de impostos (que não eram nada bem vistos na época) como o agora tão famoso Zaqueu! Ele dizia que atirasse a primeira pedra quem não tivesse pecado, e hoje o que vemos são “nobres fies” julgando e pior, condenando sumariamente o seu próximo.
Gente, quando Paulo era Saulo, matava pessoas inocentes, até que um dia se tornou Paulo, o apóstolo. Francisco de Assis, quando ainda era Giovani, aproveitava a vida como qualquer garoto da sua idade. Sidarta Gautama, era alienado dentro de seu palácio real.Só depois se tornou Buda. Tudo segue um curso devido na vida. Cada um tem seu momento de despertar. O respeito mútuo é dever de todo ser humano, porém, com aquele que repete as palavras do Cristo, ele é necessário, até porque “Muito será cobrado de quem muito recebeu”. Respeito às limitações, às fraquezas, às escolhas, ao modo de vida. Silêncio em relação às mazelas do próximo (Falo da fofoca.). Oferecer compreensão e auxílio quando a pessoa revela seu erro e não reagir com posturas radicais que condenam e segregam. Sim, porque quando aquele que sofre chega até nós, pode ser que ele esteja procurando a última estaca pra se sustentar. Se não lhe oferecemos isso, ele se afunda no erro e ali teremos também nossa parcela de culpa. De onde já se viu isso? Como se os padres, os pastores, os rabinos, os sacerdotes, os palestrantes não tivessem também um arsenal de erros... Como se fôssemos perfeitos!
Isso não significa amar o erro, mas amar o outro.
Este povo me louva com os lábios, mas seu coração está longe de mim... Frase de Jesus. Faz tempo que ele disse isso.
Faz tempo que repetimos as mesmas posturas.
Que nossos corações possam se aproximar mais do divino não só com louvores, com frases, mas também com exemplos, amando quem está do nosso lado, amando aquele que sinaliza um problema, amando sobre tudo, como atitude.
*
*
Michele acha religiosidade mais importante que religião. Religar-se com o que é superior à nós qualquer ser humano consegue, seja ele ateu, a toa, beato ...
Mas a Michele (mesmo submersa em defeitos e fraquezas) acha que as idéias devem corresponder aos fatos. Se a pessoa prega o amor, ela deve ser capaz de amar. Com atitude.

14 comentários:

Anônimo disse...

NOSSA... ESSE TEXTO É PERFEITOOOOOOOOOOOOO...PENA QUE AINDA NÃO CONSEGUIMOS NOS LIVRAR DO EGOISMO PARA PODER TER ATITUDES "SOU PEQUENO DE MAIS O PAI"

Malaguetta disse...

adorei,
nao tenho uma religiao,acredito e duvido de tudo,
mas eu acredito.
e é o que importa

Mariana Ornelas disse...

A posição de uma pessoa que se doa ao personagem real da pregação da palavra de Deus falo que admiro muito pois ele realmente esta dando sua cara a tapa .

Pq a tapa? Pq é humano acima de tudo, tem uma sexualidade, é cheio de erros , defeitos , manias e vai conviver com pessoas que podem ter genios muito mais dificeis que o dele.

Ser submisso a uma dogmatica, a uma instituição....

admiro sim, HAJA disciplina, obediencia, castidade, força de vontade e vocação pra isso...

imagina só, se esses que tentam levar uma vida reta já são provados a todo o tempo pq todos querem que sejam santos , imagine pessoas como eu... que ja fui franciscana, que larguei a comunidade, que hj sou uma homossexual assumida porem mega discreta, que continuo tocando e cantando e orando todas as horas que me da vontade e que o faço com uma naturalidade que nem percebo, que tem uma amizade enorme com pessoal envolvido em grupos reliogosos e pessoas de tudo qto é tipo, viciados, soltos e presos, mauricinhos , patricinhas, largados, idoneos, louquinhas, gays, lesbicas, indecisos, curiosos, perdidos, e por ai vai...

Coloquei minha pessoa só como exemplo caricato mesmo, é esquisito né , pensar uma pessoa como eu sentar numa mesa e comecar a tocar senhor das estrelas e pregar a palavra de Deus , pois é nao tenho vergonha do que faço as vezes nao, posso nao ser 100% politicamente correta na vida segundo ensinamentos de Deus mas nos meus 1% qdo sou , sou em espírito e em verdade

Galvão´s disse...

q bonito isso

"pode ser que ele esteja procurando a última estaca pra se sustentar. Se não lhe oferecemos isso, ele se afunda no erro e ali teremos também nossa parcela de culpa."

ta aí pq sou fã da michele :)

sblogonoff café disse...

Anônimo,não faça isso comigo!
Se naõ tem conta no google, deixa o nome depois do comentário, porque eu sou tão curiosa!!

****
Malaguetta,
Acho importante duvidar, assim como acho importante acreditar.
Mas acho muito mais importante amar. Ser humano no sentido mais profundo que isso possa ter!

****
Mariana,
Sabe, eu admiro até os pentecostais que vão na nossa porta, que estampam seu amor por Jesus e pelos ideais que acreditam. (Embora eu ache que 8:00 da manhã de domingo não seja hora pra isso!Rs!)Admiro mesmo. Admiro os cantores, mas é preciso ter cuidado para que uma coisa bonita não se torne mercadoria barata ou mercadoria apenas.
Respeito meus limites e respeito os limites que cada um possui na luta pela conquista da perfeição. Mas uma coisa são nossas deficiências morais, outra é a hipocrisia que existe em qualquer canto. Em muitas igrejas, templos ou centros espíritas, se você estampar que é homossexual, irão te olhar com preconceito. E essa é uma das coisas que não entendo...
Enfim...
Você se lembrou de Senhor das Estrelas! Fiquei com saudades da serenata!
Continuemos na multiplicação dos nossos 1%!

****
Pois é, Rafael!
Eu queria muito que a frase fosse toda minha, mas ela vem de experiências que a gente tem. Foi um doente mental que me ensinou isso aí! Muitos só chegam a cometer crimes porque ninguém os ouve, os escuta, os enxerga como seres humanos. Geralmente o que dizem é relevado, é ignorado ou é tratado com psicotrópico. Aí o surto vem e o doente vira o monstro. Ele precisava de uma estaca e sem encontrar, ele se foi...
Espero que possamos ser auxílio na vida dos outros, porque a graça em receber está justamente em dar!

Sopro de Eves pra vocês!!!

Sheyla disse...

Michele,
O que move alguém a falar de Deus?
Em todos os lugares e dentro de templos de diversas religiões, há pessoas de todos os tipos e, claro que, pelo menos a maioria, incluindo a pessoa que prega, deveriam ser exemplo. Se não são, o que fazer, né?
Triste é que muitas pessoas são ludibriadas por falsos profetas. Antes, pensava que só as pessoas com pouca ou nenhum acesso aos estudos caíam nessas falsas pregações. Depois, percebi que até professores-doutores caem nessas mazelas. Então, quem engana quem, né?
Eu não sou exemplo, mas posso dizer que tenho uma intimidade com Deus desde crianças. Já passei por várias fases para testemunhar o quanto é imensurável as maravilhas de Deus. Apesar das minhas inúmeras falhas, creio ser importante uma tentativa de melhoria enquanto ser humano e a procura da não "repetência" nos erros. A maturidade possibilita a evolução que vem carregada de respeito, principalmente por si mesmo, sabe? Um respeito embalado por amor a si, que atinge aos que estão ao redor,desde a família até o próximo não conhecido. Penso que há de se ter muito investimento pessoal nisso. Há de se ter muito estudo, humildade, paciência, arrependimento, perserverança, temperança e, principalmente, esperança em si e no próximo.Sempre associo auto-conhecimento com amor. Deus não é burro e, em consequência, o amor também.
Que a gente invista no aprendizado do bem e que isso seja uma prática contínua em todos os momentos de nossas vidas , é o que desejo a todos.
Bjs.

sblogonoff café disse...

Ei,Sheyla,
Obrigada pelo comentário!
É isso aí que você disse.
Relendoo post que fiz,até consigo encontrar algumas contradições em meu discurso.
Esse investimento que você disse,muitas vezes a gente (me incluo aí) tem preguiça de fazer. Temos preguiça de renunciar a vaidade, temos preguiça de renunciar os padrões que nos habituamos a ter.Temos medo das mudanças e das consequencias que ela acarretará. E aí repetimos os erros. Mas isso é inerente a todo ser humano, não é mesmo?!! Espero sim que consigamos fazer a reforma íntima e despertar para os verdadeiros valores da vida. Enquanto isso, seguimos de acordo com o passo que temos condição de dar, e eu particularmente acredito que Deus respeita isso em nós.
Mas pense comigo: Um professor que se dispõe a ensinar, por exemplo, numa faculdade, deve saber a matéria não é?!Ele deve conhecer o que está fazendo.Acredito que quem se propõe a liderar um movimento religioso,seja de qual segmento for,não precisa ser santo, mas precisa saber respeitar a maturidade ou a imaturidade dos fiés que os procuram justamente para aliviar a dor.
Rotulando a pessoa com o erro que ela pratica, com as escolhas que ela faz,o líder acaba por desviar a pessoa. Perde a oportunidade.
É inevitável, a gente sempre tem expectativas com que (como diz à Mariana) dá a cara a tapa.
Se eu me candidatar para qualquer tarefa, eu tenho saber que tenho estrutura pra lidar com aquilo. Se eu querer ser evangelizadora infantil, tenho que ao menos gostar de criança. É por aí!
No mais, seguimos na batalha, na luta pela luz, mesmo que pequena, dentro de nós, fazendo o melhor a cada dia e tornando o mundo um pouco melhor do que era!
Eu quero acreditar!!

Beijo,moça!

Anônimo disse...

Bom hoje eu vivo na infinidade da vida onde me encontro tudo, tudo é perfeito e pleno. Eu me amparo e a vida me ampara, na infinidade onde vivo tudo sempre mudando não existe nem começo e nem fim, somente um ciclar e reciclar que esta emperrada, as estatísticas são rançosas, a cada momento é sempre novo e fresco. O poder me criou para que eu pudesse criar minhas próprias circunstancias onde cada começo da vida é começo para liberdade. Não precisamos ser o melhor. Eu permito a todos serem como quiserem e a mim como devo ser.

sblogonoff café disse...

Anônimo, é justamente assim.
Li algo parecido num livro de auto-ajuda da Louise Hay.

Sopro de Eves!!

DJ disse...

Heim?! acho que alguém foi na Arena Gospel! também não gosto de religião, gosto de religiosidade! Mesmo porque a religião cega as pessoas e as pessoas cegas de vaidade apedrejam as outras, sem nem querer saber seus motivos! Analisando hoje, enxergo lá atrás um regime meio militar!!! "Passastes por cima da minha autoridade"! Acho que vc sabe do que estou falando!
Enfim, é mesmo difícil acreditar em muita coisa que as pessoas falam quando vemos as atitudes né?!
E é mais difícil ainda de acreditar quando estamos frente a frente com as mazelas da alma! É preciso mesmo muita força pra não se deixar abalar! E vc sabe que é forte!
Meu pai uma vez me disse uma coisa, que acho que já disse pra vc tb: "motivos dos outros a gente não questiona"...
Então, sei lá, cada um tem seus motivos!
Acredite nos seus, que são bons o suficiente!

Mulher Vã disse...

Olá moça Michele, excelente texto. Só de ler, dá pra sentir quanto o assunto te inquieta.
Concordei contigo em cada linha que li. Quantas pessoas não se perdem no caminho, tentando entender ou encontrar Deus em formalidades e rituais e esquece que ele pode estar em cada segundo da nossa vida, quando vivemos plenamente e criamos um mundo melhor para todos.

Que nosso coração possa se aproximar do divino [principalmente] com sinceridade. =)


sopro de Eves! [hoho]

Vã.

Anônimo disse...

Michele, simplesmente maravilhosa sua percepção. "Faça o que eu digo. Não faça o que eu faço"; ou, "Na prática a teoria é outra". Adorei isso :
.
"Cada um tem seu momento de despertar."
.
Enquanto não desperta se acumula de "débitos" de felicidade e infortúnios.
Quanto à "vender fé como mercadoria" eu intitulo isso de corrupção religiosa. Acho que só é enganado quem quer. Devemos sempre questionar as posturas a que nos submetemos. Se tenho fé num ser superior( no meu caso Deus) tenho que fazer o possível para seguir as palavras Dele. Entendo que somos factíveis, porém vamos nos aperfeiçoando (quem mais tem mais será cobrado) e sempre evitando os mesmos erros.
Também é muito lógico que se eu saio na rua pregando o amor e vou para casa e agrido meus pais, não tem muita lógica a coisa, né? Portanto, o exemplo é fundamental. Não estou falando da imagem e sim da convicção mesmo.
Michele, adorei seu texto. O assunto é bastante abrangente e os comentários tem que ser suscintos. Não dá para abranger tudo. Mas, só para lembrar, Jesus disse que veio para recuperar e salvar os pecadores; veio atrás da ovelha perdida. Portanto, às vezes é muito sábio a gente reconhecer o nosso 1%. É sinal que ainda estamos sendo procurados po Ele. Só depende de nossa vontade( como a do Filho Pródigo) nos rendermos e deixarmos que nos encontre.
Michele, um amigo e carinhoso beijo. Manoel.

Mariana Ornelas disse...

como nao lembrar da faixa senhor das estrelas, foi o melhor de todos nao sei se é pq vc me levou no show deles e vi o qto sao legais e humildes... gostei a troco de nada. Escuto direto , é um dos cds que ficam nos favoritos do meu midea player

Karen disse...

EStrela querida,
Você sempre me surpreende, com cada coisa que é tudo que eu pensei e não sei como explicar!
ESte final, "cada um deve ser capaz de fazer aquilo que prega.." ou algo do gênero é perfeito. Pena, que isso raramente acontece. Espero mesmo que todos tenham seu momento de despertar, pois faltam pessoas mais verdadeiras no mundo.

bjs