quinta-feira, 17 de setembro de 2009

É de gelo, é de tempo, é de manjericão...


Estou às voltas como tempo esses dias. O tempo é surdo e não nos ouve. Ele simplesmente passa. Cheguei a afirmar em um post anterior que as coisas eram feitas de linguagem e tempo. Não falei apenas de linguagem falada, mas de linguagem como expressão, comunicação, como uma tela cujas características fazem com que você identifique o artista que a pintou. A linguagem está impressa nos blogs, na arquitetura, nos desleixos e nas belezas da cidade, nos banheiros públicos que a falou, nas pichações que poluem e cansam as retinas, nos grafites, na forma de andar, na forma de um povo se vestir, de comer, de festejar, de popularizar certos esportes, na forma de um povo elaborar suas leis e julgar os seus, em tribunais ou não. É algo cultural. A cultura é a linguagem. Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo.
Mas porque eu estou falando essas coisas? É porque acabei de tomar sorvete de casquinha. E sorvete é todo tempo e linguagem (no seu sentido mais superficial). Sorvete ao ar livre tem prazo pra ser consumido, senão derrete. No copinho ele se transforma num mingau gelado, mas na casquinha, o tempo voa, amor, e o sorvete escorre pelas mãos, mesmo sem se sentir!
No Brasil, lá na década de 30, um navio norte americano aportou no Rio e trouxe toneladas de gelo em bloco que um comerciante chamado Deroche usou como base para o suco de frutas. Era a forma precária de se produzir sorvete (ainda não tinha leite na fórmula). Só que não havia freezers e ele tinha dificuldade para conservar o sorvete sólido depois do preparo. A solução foi o que se deu: ele publicou no jornal a seguinte propaganda: “Sorvete todos os dias, às 15 horas, na rua Direita, nº14.”. Pensa?!! Outra coisa no sorvete é a capacidade de transformar um erro em prazer. Eu sou fã incondicional do sorvete de flocos, e segundo o Manô, o sorvete de flocos nasceu da sucata do Eskibon (produzido pela Kibon desde 1941). É a reinvenção do improvável. É a linguagem alargando os limites do mundo, fazendo os cacos de vidro tornarem-se peça de um caleidoscópio.
O prazer, a dor, as coisas todas passarão, e nós todos passarinhos, mas nossas marcas estarão aqui, impressas na ordem universal, eternizadas em outras dimensões, embora o sorvete, em qualquer delas, sempre derreta!

Uni duni duni tê, ô ô ô ô
Salamê minguê, ô ô ô ô
Sorvete colorê
Sonho encantado onde está você?

Estrelinhas de hoje: Emmanuel (o tempo é surdo), Wittgeinstein (mundo e linguagem), Lulu Santos (Tempos Modernos), Carlos Eduardo Novaes (reportagem sobre o sorvete com hora marcada), Mario Quintana (Poeminho do Contra) e Trem da Alegria!

12 comentários:

Mulher Vã disse...

Primeiramente gostaria de dizer que adoro suas entrelinhas. Segundamente, que mentizinha diabólica é essa que tem ideias 'absurdas' até mesmo quando saboreia um sorvete de casquinha? Não se contenta em apenas chupar neam? Hehe
[hahahahahaha! Chupa que é de uva! Deixa prá lá..]
Ô fia, sinto te informar, mas voce esta capichabamente atrasadenha, já criaram um sorvete que não derreteeeeeee! É! Isso que dá não ler a mundo estranho de setembro http://img200.imageshack.us/img200/3483/meset.jpg

>=PPPP

E a excitação banheirística! \O/


Sôpo de Eves.

sblogonoff café disse...

Vã, que coisa é essa, eu falei no sentido mais superficial. Não era pra se aprofundar no sorvete!rsrs
Eu até evitei falar de ir rodando o sorvete com alíngua pra não dar confusão!!

Mas ow, o "sorvete que não derrete", na verdade só demora um pouco mais pra derreter, mas derrete mesmo assim!
É que o povo desenvolveu uma protéina que modifica a estrutura dos cristais de gelo, reduzindo o seu tamanho, assim ele vai levar mais tempo pra derreter.
Mas é sorvete né!?
Outras coisas, acho que não derrete não!
;]
hehe!

Mulher Vã disse...

Hahahahahahah! Aii caramba, vieram acudir quando gargalhei alto!

Nem! Ao invéz de derreter, ele vira um pudim!!

Sabe o que é... hoje em dia tudo tem duplo sentido hehe

Mariana Ornelas disse...

caraca só me faltava essa desculpe mas o comentario aqui me comoveu, kkkkkkkkkkk será que é um sorvete de bala recheado de chiclets?
rss

Poxaaaaaaaa ler um post sobre sorvete nesse calor onde minha pele esta ardendo só de ficar dentro do escritorio, pq estou sem um ar e um ventilador esses dias é sacanagem

kkkkkkkkkk q bom q o errado as vezes da certo como o flocos né? sorte nossa...

qto a unica frase em italico:
"Os limites da minha linguagem são
os limites do meu mundo"
gosto de completar sua frase ou coisas do tipo com a segunda frase pra enfim gelar um pouquinho tb kkkkkkkkk pq sou má

PESSOAS TEM LIMITES. HÁ QUEM NÃO CONSIGA FAZER ALGUMA COISA QUE OUTRO CONSIDERE EXTREMAMENTE FACÍL'''

Daniel Savio disse...

Nossa, puxo um pensamento de uma casquinha de sorvete...

Mas tudo há uma praso anexado, pois o que ontem foi um sucesso pode nem puxar a nossa atenção hoje (principalmente o que se diz sobre os exs que temos pela a vida)...

Fique com Deus, menina Michele.
Um abraço.

Alvaro Vianna disse...

Encontraste a janela no blog da Carla sendo que também as havia lá com a Vã? Que caminhos tortuosos os do universo. Universo que como sabes é feito de tempo e espaço. E fui rever meus alfarrábios virtuais a fim de tentar compreender assim rapidamente se teriam chegado os físicos a alguma conclusão sobre a finitude de ambos espaço e tempo. Ou se derretiam tal qual sorvete.
Como não consegui concluir nada que permitisse fazer um comentário científica e filosoficamente bem embasado, comparando todo o existir com a guloseima, vou tentar encontrar um bom sorvete de abacaxi enquanto vai-se derretendo hoje talvez a principal das crenças.

E, perdoe-me a ignorância, o que é sopro de eves? É forte? Derrete sorvete?

Anônimo disse...

Michele, muito interessante sua postagem. Nossa, que beleza de "passeio" descritivo. Você escreve prá caramba, hein menina? Gostei muito, moça!!! Obrigado pela citação do Eskibon, hehehe!
Um derretido beijo, Manô.

Natália Oliveira disse...

Opa!

Eu gosto de sorvete.

Isto me lembra do "Tudo que é sólido pode derreter"

aauhauhauhuhahuauha

Sorvete tem todo um ritual, que se não tivesse, não teria graça.

"A cultura é a linguagem. Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo."

Sorvete me lembra vida! Me lembra a abundância que, pouco a pouco, vira vazio na parte final da casquinha.


-

Qual o melhor de Fiódor?

Já li Crime e Castigo, tmb. Achei o começo mega cansativo, mas depois curti bem. Fiquei até olhando de rabo de olho para pessoas, rs.

Beijo, beijo

Carla P.S. disse...

Essa música é muito "meus 5 anos". No tempo que eu via o mundo com magia (estou tentando resgatá-la, mas antes era espontâneo), e ver a xuxa descendo da sua nave me proporcionava frio na barriga. No tempo da Mara-maravilha e sua música inicial, que eu aumentava o volume pra dançar na sala. Dos Smurfs, Ursinhos Carinhosos...
Eu nunca deixei um sorvete derreter, não ao menos, sem lutar! Criança esfomeada, sigo a mesma.
Um café, com chantilly.

sblogonoff café disse...

Vã,
cê entende como essa vida é estranha?! Numa hora a gente procura sentido nas coisas e de repente tudo tem até mais de um sentido! Eu quero sorvete!!rsrs
Laka

***
Vakera,

Mas a gente é elástico,naõ é?
Pode-se romper!
Um dia, acho que foi você mesma que comentou:limite existe pra ser ultrapassado!
E outros para serem impostos!
Nó, cê viu como a arrecadação caiu?!!!hehehe
impostos,arrecadação...
Deixa pra lá!
Sorvete Mini-saia

****
Menino Daniel,

Pra você ver como é que é, uma coisa puxa a outra, que o digam os cavalos de carroça!Hehe
Mas ex deve ser coisa do passado,né?!
Pelo menos deveria!!hehe

Sorvete de Passas (hehe) ao rum

****
Álvaro,

seja bem vindo nesse café.
Sopro de Eves é uma viagem astral minha!!rsr
Mas deve derreter sorvete sim!
Olha, não sei se os cientistas chegaram a uma conclusão definitiva sobre espaço e tempo, porque acho que eles têm dificuldades para lidarem com conceitos que são bem maiores que eles mesmos. Aí eles dão respostas temporárias que derretem quando o sol esquenta!!Rs

Pra você então: sorvete de abacaxi!

*****
Manô,
Aquela história do Eskibon foi bem legal e até metafísica!
Obrigada pela informação!

Sorvete de creme com calda quente de chocolate!

*****
Natália!
Pra você ver, tudo que é sólido se desmacha no ar... Coisa de quem? De russo!!Rsrs
é o má"r"ximo,né?!
Isso de sorvete, "regimes" (dieta e política!).
Vou escrever " Ensaio político e filosófico sobre o sorvete de casquinha" hahaha!! Vou nada!

Sorvete de creme Russo pra você. Sem vodka!

*****
Carla,
Eu adoro tudo da minha infância. Balão mágico,Trem da Alegria, espada da She-ra, aqueles desenhos, o disco voador da Xuxa e também o Fofão! Eu acreditava piamente que ele morava na Fofolândia onde o mar é feito de espuma, o céu é feito de algodão...!
Eu era a mais ingênua de todas!
E sempre adorei sorvete!

Sorvete de brigadeiro (vc gosta de chocolate pelo que parece!) com cobertura self service (que eu vou servir!rsrs) de chantily!

****
Sopro de Eves pra todos!!!

Pedro disse...

Que saudade, Michele.

Leandro blogger disse...

Posso fazer uma observação?
Adorei! Aliais ando adorando muito tudo q você escreve!!!
Parabéns!