sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Quem se importa?

"A penalização por não participares na política, é acabares por ser governado pelos teus inferiores".
Platão
*
*
Ah, Elga...
Eu estava aqui quietinha, preocupada com meus loucos e com seus crimes e você vem levantar essa bandeira! E eu não posso ser indiferente a isso, pois há uns dias fiz um discurso inflamado sobre o atual panorama ético-político do nosso país. Ficar sem reagir agora seria muito incômodo! Seria confortável continuar com meu pão e com meu circo, meus conflitos e minhas letras, mas o verde e o amarelo cabem num post e principalmente as estrelas. O país está passando por momentos graves, pois a parte afetada é a base da democracia, de toda construção política moderna: a ética. Eu gastaria várias linhas, livors inteiros para falar sobre ética, mas não pretendo escrever agora para acusar governos e governantes, mas para chamar a atenção sobre o nosso papel de cidadão. Sobre toda a responsabilidade que temos com o poder que só existe e se manifesta em função do seu povo. Não há aquele ditado de que cada povo tem o governo que merece? De uma certa maneira, nós merecemos isso sim, pelo nosso silêncio, pela nossa indiferença, pela nossa preguiça de pesquisar a história dos candidatos, de pesquisar de estudar os planos de governo de cada um, pela nossa descrença em cobrar de maneiras adequadas a efetivação das propostas, pelo nosso descaso em dias de eleição, pela negligência do próprio voto, pela alienação política que nos afeta e nos torna incompetentes para a democracia. Somos brasileiros com muito orgulho e com muito amor só quando somos torcida?!? Democracia é mais que futebol, que natação, que qualquer esporte. Porque os campeonatos sempre acabam, mas nossas vidas seguem. Muitos deram a vida para que pudéssemos ter direitos hoje, inclusive o de escrevermos o que quisermos em um blog. Não se comprometer com o país é desvalorizar a luta pelo progresso.
Já entregamos nosso ouro nos anos 60 para um movimento democrático muito suspeito.
Que a responsabilidade não nos faça entregar de bom grado o nosso orifício circular corrugado também. Ta, gente, como queiram... o nosso cu.
Foi lançada uma campanha para que participemos das atividades do dia 07 de setembro em nossas cidades, mas eu desconfio de campanhas impostas de forma vertical. Por isso vou aderir a essa da http://www.omundobythais.blogspot.com/ , porque eu acredito é na rapaziada!
*
BRASIL, MOSTRA A SUA CARA, QUERO VER QUEM PAGA PRA GENTE FICAR ASSIM!
*
Comemoramos o Dia da Independência do Brasil, resgatando nosso patriotismo adormecido e protestando contra os abusos, a corrupção e a impunidade de uma classe política que zomba e se lixa para nós. Repasse essa campanha adiante. Nosso país agradece.

10 comentários:

Anônimo disse...

Michele, você está de parabéns! Conseguiu fazer o sangue correr forte pelo meu corpo, aquecê-lo e dizer: "Cadê o PATRIOTISMO, cara?"
Temos mil justificativas para ignorarmos a pátria. O ouro para o bem do Brasil (que você desenterrou) por exemplo! Todavia, fazendo isso estamos como que doando tudo isso a qualquer um. Então ocorre isso:
"A penalização por não participares na política, é acabares por ser governado pelos teus inferiores".
Michele, voce coloca super bem essa situação. Vamos parar de empurrar nosso país com a barriga. Já peguei o link e vou aderir. Beijos verde/amarelos. Manoel.

Daniel Savio disse...

Pelo jeito, anda animada...

Mas sabe o que me encanta nas pessoas, não é criar grandes coisas, e sim de não desistir das coisas antes que elas virem grandes coisas...

Fique com Deus, menina Michele.
Um abraço.

Leandro blogger disse...

Não sou muito ligado a palavra
(`natalis`)
Patriotismo exacerbado, não faz o meu tipo gosto da minha terra da minha gente.
Mais seu que o mundo é de todo mundo, todo dia é dia da pátria, pois para mim a pátria não é o lugar onde se está. Mais sim todos os lugares onde se possa está.
E independência não significar ser livre mais ser solto como um pássaro que pode migra de norte a sul sem nenhum tipo de burocracia...
Adorei seu textoparabéns!!!!!!

sblogonoff café disse...

Manô,
Pois é, às vezes acho que falta só um pequeno esforço da nossa parte. Isso pode não mudar o interior dos políticos, mas melhora a política,e além disso, fortalece os governos, né?!

Ei,menino Daniel!
É isso aí,imagina só se os grandes inventores tivessem desistido nos primeiros fracassos, héim!?
Imagine se a mão do Bethoven tivesse desistido no primeiro diagnóstico ruim!

Paganus,
Obrigada pela visita!
Também não acho que nada exacerbado seja bom. Os extremos são perigosos, inclusive a extrema apatia que a gente vive achando por puro comodismo que tudo está bem do jeito que está. Se nossos antepassados tivessem pensando assim, ninguém teria inventado a roda, não acha?
Não sou ufanista,acho que o amor pelas coisas, pela arte, pelas pessoas ultrapassa as barreiras dos países,mas indepêndencia nesse sentido, significa não conceder poderes a quem vai poder manipular nossas vidas. Eu vejo nos ônibus, nos corredores, nas filas, pessoas preocupadascom a crise mundial,"descendo o pau" nos governos, gente incoformada com a crise no Senado, gente gritando "Fora Sarney" sem nem saber que o cara é opresidente da Câmara. As consequências da política estão dentro de nossas casas, de nossa insatisfação quando surge um imposto pra pagar, quando fala-se em votação de novas leis,quando o que prolifera na mídia é música ruim... A indiferença com isso (que é algo além do PATRIOTISMO) é que deixa possível o caos. O progresso começa na gente!
Beijos, moço!

Sopro de Eves pra todos!!!!

Otavio Cohen disse...

mas o sarney é presidente do Senado.


e de repente só tenho ideias mas falta o tempo e o jeito pra escrever. mas ainda volto aqui, pra compensar as noites de voz e violão que quase não existem mais nessa nossa vida. mas um dia a gente repõe aquelas cordas que faltam e conserta a roldana.

Thaís Gomes disse...

Olá Michele!

Para o alto e avantíssimo...kkk

Obrigada pela adesão...seremos recompensados...

Abraço

Thaís Gomes
http://omundobythais.blogspot.com

Coyote Archery BR disse...

Atraves do blog da Thais tomei conhecimento de que seu blog aderiu a campanha: BRAVA GENTE BRASILEIRA
Agradeço sua adesão, será um orgulho tê-lo ao nosso lado. Estou incluindo seu blog entre meus favoritos.
Em nossas atividades de Cavaleiros dos Moinhos percebo que estamos nos tornando uma força, porque divulgamos informações sem censura, e sem rabo preso. Quixotes modernos nesta luta, assim somos mesmo sabendo que estamos sendo utópicos nos recusamos a desistir, porque ainda temos "esperança". Muita Forca !!!!
Lord - caranovanocongresso.blogspot.com

Leandro blogger disse...

parabéns de novo pela minha aula!!!!Aliais vc e de sete lagoas???????

Otavio Cohen disse...

a proposito. escrevi.

sblogonoff café disse...

Tatá,
Nem acreditei quando vi que escrevi isso! Ia colocar um monte de Kkkkkkkk aqui,masacho que tá mais pra Gui, ou mais pra OPS!
Não sei porque fiz isso, mas vamos lá, retificando, Presidente do Senado! OK?!! Valeu pelo toque!

Lord e Thais,
Então é assim mesmo:para o alto e avante!
Antigamente aqui nesse blog tinha a pintura que Picasso fez de Dom Quixote,seu cavalo e o Sancho e ainda aquele trecho: o poeta vai mudar o mundo com seus moinhos de vento.
Mas eu retirei, porque desisti dos meus inimigos imaginários e comecei a querer enfrentar o que era real.
Apesar dos pesares, das teorias da conspiração, dos dossiês da Nasa dizendo que tudo isso estava previsto, quero acreditar que nosso esforço não será em vão. Quero acreditar que "os cara pintadas" foram mais do que falácia e desordem e quero acreditar em nós (o povo) como engrenagens que movimentam grandes ventos, os ventos da mudança!!
Obrigada pela visita!

Estou em Sete Lagoaspelos presentes, Paganus!!
Talvez a gente se esbarre por aí!

Sopr de Eves para todos!!!