quarta-feira, 7 de abril de 2010

Gepeto, você, eu

Eu chego e sento aqui.
Olho ao redor e observo um lugar árido e triste.
Não deveria haver alegria em propor que a mentira é um caminho a ser considerado.
Não é.
Não há felicidade, nem arco-íris.
Há remendos.
Soluções emergencias.
Protelação.
Não foi e nem é minha intenção fazer um ode à mentira.
Expus uma tentativa de legitimação, para que não nos condenássemos tanto.
Para que não parecesse tão sujo ou absurdo.
A mentira brota somente onde há solo propício.
E o coração e a mente humanas são solos propícios muitas vezes.
É claro que ser sincero, ser verdadeiro, ser completamente honesto é o melhor a se fazer, a ter por conduta não por esforço, mas por natureza. Ser bom apenas por ser bom.
É claro que é esse o caminho que me dispus a percorrer tantas vezes, no entanto, como um ébrio, me desequilíbro e pendo para outros caminhos e atalhos onde vicejam mentiras.
E mentir nem é assim tão fácil.
Fácil é ser sincero quando não se vai dizer toda a verdade.
Para mentir, é preciso sangrar e ver o sangue escorrer tendo a completa consciência de que não há como estanca-lo. Teremos que esperar sua coagulação por si só.
Teremos que nos encher de coragem a título de paliativo ou habeas corpus, aquele que nos liberta.
A mentira nunca foi a questão principal.
A questão é que ela está entre você e eu.
*
*
Nada é fácil.
Nada é certo.
Não façamos do amor algo desonesto.
Quero ser prudente e sempre ser correto.
Quero ser constante e sempre tentar ser sincero.
E queremos fugir.
Mas ficamos sempre sem saber...
(L`Avventura - Legião Urbana)

10 comentários:

Sylvio de Alencar. disse...

Se a verdade está entre eu e vc, eu vejo vc, e me vejo... Vejo em volta, vejo dentro vejo fora...
Com a verdade entre nós, pássaros passam pelo meio, e o vento, e o pólen. Neve, se houvesse, cairia em nossos pés, e riríamos! Minha mão te alcança, seu beijo me toca. Nos aquecemos, nossos sorrisos tocam nossas almas. Vê-mo-nos.

A mentira solapa tudo isso. Retirando-a de entre nós talvez não sobre muita coisa... Vai ver, mudamos, e o que havia se foi e não percebemos; ou, alguém não percebeu.

Bjs.

Leandro blogger disse...

Verdade é que a VERDADE me incomoda muita mais que a mentira!
“Tenho medo da verdade principalmente da minha”
Mais de qualquer forma acho a mentira uma “coisa” tão terrível, algo realmente destruidor!

Sabe às vezes me surpreendo com sua capacidade de dedução, tão certa de suas palavras, tão intima. Pergunto-me se tudo isso e força ou esforço
Talvez seja apenas protelação!

A mentira surge quase sempre de uma necessidade, a necessidade faz o momento,
E faz também o injusto o desonesto, o mentiroso e o corrupto.

A necessidade às vezes constrói e destrói. É preciso sempre saber quem você é do que você é capaz é preciso se policiar a todo “momento”

Agora qual é a questão?
Se no vão entre eu e você, a muito mais que necessidade

Mulher Vã disse...

Elas são como grãos que encontramos no chão da praia, que juntos, [dependendo de quem ta manuseando] formam lindos castelos de areia. Lindos e frágeis.

DJ disse...

Vc assistiu "O Mentiroso"? A verdade as vezes pode não ser a melhor opção... e as vezes basta omitir... dizer meias verdades, meias palavras... Não dizer nada!
O silêncio, as vezes, é a mior mentira que podemos dizer... mas pelo menos fica subentendido!!!
E fica assim...
Agora sobre culpar-se sobre mentir!!! Sei lá...
Tem tanta coisa que prejudica mais!!!

Origami disse...

A mentira é traiçoeira e envolvente, mas o mais importante é saber que quando você mente, isso dói em você, por que se causasse prazer, isso já seria caso irremediável.
Às vezes a verdade dói mais, mas liberta. É uma injeção que dói, mas cura.
Querer salvar algumas verdades embrulhadas em muitas mentiras acaba anulando-as (as verdades) e aí o que resta é chorar.
Sei que a sinceridade e a bondade fazem parte de você, são inerentes ao seu caráter, você tem esse dom, nasceu assim. Por isso dói tanto quando mente, está se cortando profundamente.
Pense até quão fundo vale a pena ir nessas feridas às vezes para sustentar algo que tem te machucado também.

Pensamento aqui é Documento disse...

ô saudade daqui! Saudade, saudade! Vontade de te dar um abraço, dizer que voltei, que estive em seu canto.

A veia do pecado tá latente na humanidade, mas mexe e vira a gente esquece dela e se transforma em alguém que gostaria de ser. Bom, limpo. E quando menos se espera, ela salta de novo, mostrando que sempre será presente. A gente por querer segue e vê ela estourar pelos poros.

Beiijos,

Mulher Vã disse...

Mas que puxa!

Venho aqui e "nada de novo no front!"

=((

Aparece aquiiiii!

Anônimo disse...

nossa EStrela, é a mais pura verdade que a mentira sangra. Quem pensa que a verdade dói, nunca foi enganado.

Muitas saudades de vc querida. Apareça, estamos de casa nova.

:*

Daniel Savio disse...

Mas você mesmo que minta as vezes, já pensou que é uma "menina" linda que trás a verdade e bondade estampada no rosto?

Fique com Deus, menina Michele.
Um abraço.

Unknown disse...

Só o que era certo
Eu descobri
Nem sempre era o melhor
Enquanto eu penso
Tanto entendo
Que é mais fácil
Não pensar
O que era certo
Eu aprendi
A sempre questionar

É fiiii. Welcome à maturidade. Welcome a todos os conflitos. Welcome à vida real.