domingo, 16 de maio de 2010

Porque todos precisamos de um pouco de mágica hoje

Pergunte às pessoas o que querem a respeito da vida e a resposta é simples: Ser feliz. Talvez seja essa expectativa de querer ser feliz que nos impede de sermos felizes. Talvez, quanto mais tentamos ficar em estado de alegria, mais confusos ficamos, até não nos reconhecermos mais. Então continuamos sorrindo, tentando ser as pessoas felizes que queríamos ser. Até que a ficha cai e percebemos que a felicidade sempre esteve lá, não em nossos planos e esperanças, mas no conhecido, no confortável, no familiar.
(Grey`s Anatomy - epsódio 22 da sexta temporada)
*
*
De acordo com o que acredito, vivemos num planeta de provas e expiação. Isso não me impede e nem a você de procurar a felicidade, de querer diminuir a dor que qualquer situação possa provocar. Tropeçamos em clichês de que não existe felicidade e sim momentos felizes, esbarramos em teorias mais sensíveis e poéticas de que a felicidade dura o instante de um arco-íris, mas isso não me impede e nem a você de sonhar com algo mais duradouro, menos efêmero. A busca pela felicidade é algo natural, semeado dentro de nós, de cada ser humano. Quantas coisas belas já criamos ao querer fugir da dor, da solidão, do medo? Poesias, filosofias, compêndios, canções... As flores do mundo são uma bela maneira de lidar com a dor. E quando a felicidade chega, cessa a nossa criação, porque ela por si só já é bastante e brilhante.
Mas o que me motivou a começar esse texto foi o fato de que nessa busca, nós criamos à nossa maneira o que poderia ser felicidade e muitas vezes nos confundimos e erramos. Parece uma miopia da alma que nos faz estar enganados quanto ao que realmente nos faria felizes e melhores. É quando a felicidade se transforma numa imagem holográfica, nada táctil. Ao percebermos que não podemos tocar, que lutamos tanto, que fizemos tanto barulho por nada, se instala em nós a frustração e a sensação de queda. E a dor. Nessa hora muitos se revoltam, muitos se resignam. Entretanto, essa necessidade de sermos felizes persiste sobre tudo, sobre a camada de ozônio, sobre os vapores que protegem o planeta, a despeito da órbita, do resultado do futebol, da mega-sena, do final da novela, da cotação do dólar, da eficácia da vacina contra a última gripe mais avassaladora... Persiste por ser o que nos move.
Mas há uma coisa... A verdade. Pura. Simples como uma canção do Trem da Alegria! ( : )
Nós fazemos o estardalhaço. Mas o que poderia ter nos feito felizes estava e sempre esteve ao nosso alcance em toda simplicidade e pureza, em toda beleza das coisas naturais, entre a dor que nos ensina, o incômodo que nos alerta, as provas que nos aumentam a resistência, os espinhos que melhoram nosso discernimento, os problemas que nos impulsionam às respostas.
Que tenhamos olhos para enxergamos onde ela está e evitarmos os caminhos tortuosos que tantas vezes percorremos para encontrá-la!

Uma semana feliz a todos vocês!!!
Shiny happy people.



3 comentários:

Leandro blogger disse...

Felicidade pra mim e passageira ninguém pode ser feliz para sempre ou a todo o momento... O q se pode é estar-se bem o Maximo de momentos possíveis...

Eu digo pra você ninguém se importa com a felicidade... Só com a utopia de dias melhores... Apenas com a ilusão do amanhã... E é por isso q precisamos de uma pouco de magia no hoje, talvez para anestesiar o HOJE ou para se preparar para o AMANHÃ!

"Não há martírio quando se é feliz,
Mais há sempre dor quando se tem apenas sonhos,
Talvez se houvesse mais força, haveria menos suplicio"
Poema/ENGRAMA/
https://entremsemaiusculos.blogspot.com

Inquietante seu texto!!!

Daniel Savio disse...

Que bom que voltou a postar, mas sabe, como diz o teu texto, a felicidade é uma busca eterna, que as vezes tem a sua ilusão, mas não podemos tornar a busca por ela uma ilusão...

Fique com Deus, menina Mi.
Um abraço.

Mulher Vã disse...

As vezes nos pesa tanto a frustração e a ideia fixa de que a felicidade tem o poder de durar apenas um momento, como um instante preciso do algodão doce na boca, da bolha de sabão que flutua uns segundos para em seguida morrer, que esquecemos de parar e observar, sentir prazer naqueles breves instante, o sabor delicioso de infancia que o algodão doce traz em todo o seu contexto e a bolha de sabão, tão bela colorida,segundos antes de desaparecer. Uma tarde parece pouco tempo, mas algumas trazem consigo a eternidade.
Se a felicidade é feita de momentos, a dor também.
E acredite, sempre haverá algodoes doces, bolhas de sabão coloridas e baloes em formato de coração, e tardes magicas, mesmo que não durem pra sempre, serão eternos.

Um beijo de carinho em voce. =)