terça-feira, 18 de setembro de 2012

NÃO ME DIGA

O que dói mais?
Uma bofetada ou uma verdade que vem de encontro à nossa espessa camada de ilusão?
A verdade atordoa, amor.
E isso é ruim.
Eu digo a verdade sem controlar os newtons e você sente minhas cócegas como um soco.
Me desculpe. Foi sem querer. Eu realmente não sabia que brita de construção tinha poder de granada. Quando arremessei, acreditei ser brita. Agora vejo esses escombros e fico em dúvida se o que eu tinha nas mãos era falso ou fevereiro.
Se era pra ser doída e sarar logo, ou se eu era doida de jogar pedras...
Nós fomos preparados para a ilusão, para saber o melhor de nós e para acreditar que jamais haverá algo que nos desabone diante de nossos afetos mais caros.
(Delírios do campo).
Queremos que calem a verdade para que o nosso sorriso possa escancarar-se enquanto os sentimentos perecem sem temperatura adequada, enquanto o mundo rui aos poucos e quase imperceptivelmente. Nada que retoques de cimento, areia, água, massa corrida e tinta não possam remediar.
Minha casa tinha um problema na fundação. A parede do rodapé estufava. E era mais cômodo pra todo mundo quebrar o estufado e passar novamente a massa, massa corrida e tinta. Fica bom por uns tempos. Depois volta o vício, o defeito. Não resolveu até que levantássemos a casa com "macaco hidráulico". Tivemos que nos mudar enquanto reformava, no entanto, o problema não retorna mais.
A verdade vem nos desnudar publicamente, mas já estávamos nus como o imperador com suas roupas novas. Todos já percebiam. Poucos tinham a coragem da criança para revelar o que já era óbvio. O imperador estava nu, sem bolso para por as mãos e o ego.
Toda vez que falta luz, toda vez que algo nos falta, o invísível nos salta aos olhos.
E coitado de quem se dá ao trabalho de colocar a verdade sob a luz do sol.
Esse "bastardo" se transforma de (r) repente no vilão, no monstro da lagoa negra, cruel e feroz açoitando com seu rabo espinhento a princesa indefesa e generosa, tão amável, tão sem defeitos.
Por favor, façamos silêncio.
Se perguntarem algo, diga que está tudo bem.
Se não perguntarem, permaneça em silêncio ou comente sobre o infame sucesso da última semana. Fale da poesia marcante da música do Fiorino, do Camaro, das mina que pira...
Faça a digestão de seus sapos.
Não queira perturbar a ordem, explodir rumores e insatisfações...
Pra que? Todos estão tão bem, tão confortáveis, não percebe?
Sorria e acene.
E o mundo permanecerá em paz!

**

Me abrace e me dê um beijo / Faça um filho comigo / mas não me deixe sentar na poltrona num dia de domingo / Procurando novs drogas de aluguel nesse vídeo coagido...  

**
Estrelinhas para o Rappa, Christian Andersen, Legião Urbana, Humberto Gessinger e U2.

5 comentários:

Anônimo disse...

Tem vezes que não tem jeito de tomar atitudes sem desagradar alguém.
É só fazermos nosso melhor e torcer para todos compreenderem.
"Conhece a ti mesmo"
E acão sem medo de mecher nas fundações.

Beijo menina das estrelas.

LuizH

Mulher Vã disse...

No fundo todos somos um pouco assim [uns mais, uns menos], ninguém consegue segurar por muito tempo o peso de verdades mesmo que libertadoras e cheias de razão! [verdade cheia de razão é redundante?!]

Diga a verdade, doa [em quem] doer!!!

E é um troço, porque muitas vezes não conseguimos saber como será a reação da pessoa, dentro de nós deveria ter um mecanismo que pudesse medir a temperatura e graus receptivos do outro e assim pode saber a velocidade com a qual lançamos nossas verdades fundamentadas ou não de razão ou então, sei lá, guardar um pouco para o proximo embate...

Aff, mas que tem gente muito melindrosa por aí tambem vamos combinar,é um tal de não-me-toques que Deus nos livre!
Aquela pessoinha do mais sensivel cristal que todo mundo precisa tomar todo o cuidado do mundo senão magoa a coitada. Por ex uma minha irmã mesmo, as vezes faz uma pergunta do tipo: "fico bem nessa roupa?" e para me livrar dum possivel dolo eventual, respondo: "prefere que eu fale o que voce quer ouvir ou a verdade?"
hahaha! É claro que isso não me protege de nenhuma bronca. E tem aquela outra também que diz que nós não precisamos ser tão sinceros assim ou não dizer a opinião sincera o tempo todo!

Ok, entaõ queremos ser enganado e pedimos por isso!? Acho que não o tempo todo. Aprendi que [em muitos casos] a diferença não é dizer ou não e sim como dizer alguma coisa, existem formas e fomas de lançar uma bola pra alguem. Quando não se pode evitar de tudo né...

Acontece que acabamos esquecendo que somos aprendizes, se hoje tacamos a pedra amanhã é nosso olho que fica roxo...livin la vida loca!! Uai.

Mas não da pra viver de aparencias o tempo todo né, isso cansa a beleza!

Equilíbrio aí vamos nós!

Beijo.

Michele disse...

A verdade é uma batata quente mesmo.
Mas é tão complicado esse negócio de visão, do tipo, pra mim essa parede é verde uva, mas para o outro é verde cana.
Devemos ser sinceros sempre, o que acho que machuca é a franqueza, não exatamente a sinceridade. Chega a ser grosseria a gente metralhar o outro com uma verdade que a gente sabe que vai doer e sem utilidade naquele momento.

Nós somos sensíveis para os afagos e sensíveis para os tapas.
Mas nunca aceitar a opnião do outro, resumir o que o outro te diz com todo o cuidado para o seu bem em um sentimento pequeno e desbotado, é fechar os olhos e achar que tá escondido.
È imaturidade.
Há aí uma diferença entre ouvir o que seu amigo te diz, um amigo que você sabe que te quer bem, e entre ser metralhado a queima roupa com uma franqueza dura e fria como chão de ardósia.
- Fulano, sua postura é inadequada para nossa realidade. Você pode fazer melhor?
e
- Você é uma causa perdida.

Uma alerta, a outra aniquila.

Nem sempre sabemos dizer verdades. nem sempre sabemos ouvir.
Independente disso, a verdade continua existindo enquanto durar, com a eternidade das coisas efêmeras, com a pose absoluta de todos os relativos passos que possamos dar.

É uma habilidade.

Anônimo disse...

Doe sangue e me dê seu telefone!

Elga Arantes disse...

Tenho ate vergonha de comentar aqui... Cada comentário parece um novo texto. Vanessa então...

Adoro as coisas que vc escreve, Marcia, astrodia, ate postei um no meu FB. lindissimo!!!!

E vc, como vai, me escreva, queria saber sobre vc. Mande email, ta tudo bem? Em paz?