segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Fantástico show da vida

A manhã acordou vermelha e preta. Rubro-Negra para ser mais exata. Eu acordei com sono, pra variar. Ontem foi dia de Flamengo x Bota Fogo, e por mais que eu seja indiferente à tudo isso, principalmente depois da Copa do Mundo na França, não há como não ouvir os gritos , urros e foguetes dos torcedores capixabas (que nem têm times próprios para torcer e adotam os times cariocas).
Pelo Brasil é assim, basta um apito para que o resto do mundo desapareça.
Entre os desaparecidos eu sigo com o coração apertado, com a fé meio abalada. Falta de fé no mundo.
Meu Deus, o Flamengo venceu. Por que o Bem não vence esse jogo? Por que está sempre subjugado aos mais terríveis absurdos, enquanto o mal cresce nas frestas da sociedade e no lodo da alma humana, penetrando os lugares mais improváveis com seu hálito infernal?
Enquanto esperava a entrega do Oscar, assisti ao Fantástico. Realmente, a edição deste domingo foi de entristecer. Primeiro falaram das milícias, uma nova e inacreditável forma de organização e controle social das favelas e subúrbios, envolvendo políticos influentes e policiais.
E eu que pensei que a droga era um grande problema...
Em seguida houve a reportagem da mãe mineira que jogou a filha na Lagoa da Pampulha e agora a quer de volta. Enquanto isso na floresta, o lobo mal com pele de pai, padre ou padrasto entra no quarto das criancinhas com a sua repugnante e incompreensível libido. Nessas horas sou a favor das penas corporais. Estou falando de castrar. Matar não. Castrar. Querer vingança, é o meu fim. Não fazer nada também. Na sexta feira vi um crime acontecer em minha frente. Na hora fiquei chocada, mas depois classifiquei aquilo em minha alma como mais um acontecimento comum e triste do cotidiano. Acho que estou ficando insensível, e isso me preocupa.
Sobrevivi ao Fantástico para ver a duvidosa cobertura da Globo à maior festa do cinema mundial, não antes do paredão do Big Brother. (É ou não é o meu fim?) Pois é!
Oscar, glamour, jogo de interesses, festas incríveis com mesas compradas por U$10.000,00!!!
Alguns prêmios talvez tenham se destinado à mãos erradas. Mas enfim, nem tudo está no lugar certo.
Eu imagino simbolicamente o Juízo Final. De um lado o Mal. De outro, o Bem. Deus e o Diabo são da Academia, não aparecem para o público. Quem apresenta a festa é um bobo da corte com asas de anjo. Ao som de trombetas, Arpas e guitarras ele convida um dos santos mais prestigiados do Além para abrir o envelope. Entre o Bem e o Mal há grande expectativa.
E o Oscar vai para...

4 comentários:

ricardo aquino disse...

... longe de mim, estatueta: credo!
Viu que eu já via,
Hollywood é uma mentira,
um hipocrisia, uma fantasia...
longe de mim essa putaria capital,
eu nasci em conflito astral!
Em relação ao fantástico, "o super sincero" foi ótimo! E sinceramente, só o Luiz Fernando para salvar a pobreza cultural da programação dessa emissora. No mais, a lua esteve linda e a noite de domingo foi vampiresca. Eu no palco e os vampiros na platéia, mas consegui proteger o sol dentro de mim e nenhum deles chegou perto demais da minha radiação. O Oscar vai para o Smitch...

Otavio Cohen disse...

Bom, eu já há algum tempo não olho mais para o Fantástico vendo se a notícia é boa ou ruim. eu analiso os aspectos da reportagem e de como o jornal todo é bem amarrado, com uma notícia sempre ligada de uma maneira ou de outra à anterior e à que vem depois. E nisso, o Fantástico realmente só perde pro JOrnal Nacional. É uma obra prima de como se fazer jornalismo. Isso não dá pra negar, falem o que falarem sobre a Globo.

Sobre o Oscar. ao contrário do Ricardo, eu quero sim uma estatueta perto de mim eheh. Eu não vi todos os filmes mas fiquei feliz com todos os prêmios mesmo. Nem sei qual que você achou injsuto, pra mim ficou ótimo. Juno como melhor roteiro... Onde os fracos como melhor filme... Te contei que eu vi os filmes? Pois é, eu vi.

Hollywood pode até ser fantasia, mas a realidade é PIOR, como você mesmo disse sobre o que tem acontecido no mundo. NÃO CONCORDA??? É uma visão imatura, mas eu prefiro viver acreditando que há finais felizes para grávidas adolescentes fãs de rock.

ouça a trilha sonora de Juno.

Unknown disse...

uaiiii antes o flamengo ganhar que o urso de ouro nao ser reconhecido e desejado pq existe uma noite de glamour oscar...

mas e dai qm ganhou em maioria as estatuetas foi os europeus mais uma vez... kkkk hegemonia norte americana indo pro ralo até no glamour da beleza fisica e lindos vestidos...

no final de tudo sempre gosto das aberturas e tudo mais q acontece apesar de sempre dormir no meio da coisa... mas e dai, ja assisti o que qria e leio o resumo da premiacao depois na net...

por ultimo descordo de otavio qdo diz q melhor q o fantastico é o jornal nacional.... pois rede de telejornalismo hj pra mim é a record sem comparação

Otavio Cohen disse...

pois é, mary, não falo das noticias ou da cobertura e sim do "amarramento" das notícias, do "encadeamento" dos fatos. falo de aspectos mais "físicos" do jornal.