sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O Mistério do Planeta...

"Vou mostrando como sou e vou sendo como posso. Jogando meu corpo no mundo, andando por todos os cantos.E pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto. E passo aos olhos nus ou vestidos de lunetas.Passado, presente, participo sendo o mistério do planeta."
(Novos Baianos)

Era primeiro de março. Foi o dia em que ele desceu da astronave para habitar o mundo onde eu já existia. E veio, não apaixonadamente como Peri, mas enigmaticamente como um faraó! Desde criança. Desde a primeira lembrança consciente que tenho dele. Um menininho careca que sorria sem fazer barulho, que tinha um amigo invisível, que possuía um lado oculto que nem os neurologistas e psicólogos conseguiram descobrir. A esfinge.
Foi o primeiro em muita coisa em minha vida. Meu primeiro amigo, meu primeiro companheiro de aventuras! Foi a primeira pessoa com quem briguei e foi a primeira pessoa com quem fiz as pazes, coco de mim! Eu morreria por ele. Seu sofrimento me causava dor. Certa vez, quando brincávamos de fazer bolinhas de sabão, ele engoliu a água. Entrei em pânico.Toda criança sabe que beber sabão não é brincadeira! Na mesma hora, bebi toda a água do meu copo também. Assustamos todo mundo, mas enfim, nós dois sobrevivemos.

Um tempinho depois, foi a hora da nossa primeira aventura. Andamos de velotrol uns seis quarteirões em busca de duendes. Ambos acreditávamos piamente que pudéssemos encontrar os tais Benebons amarelos dos quais minha mãe falava! Mais crescidos, já de bicicleta (!) íamos tentar ver a sereia na D. Guará. Em outra cidade, construímos cidades. Ele era o prefeito de Barro Preto e me ajudou a construir Toá Grande, nossas cidades de casinhas de pedra, pedaços de tijolo, barro e argila.
Seu silêncio sempre nos falou muito. Houve um período em que ele se separou de nós. Meu Deus, como sua presença sempre tão comedida, sempre tão silenciosa, sempre um enigma, como nos fez falta. E de repente, quando nos reencontramos, ele estava mais alto que eu! É a ordem das coisas... Esse cara, agora bem crescido, se tornou um amigo em quem eu confiava muito. Inteligente, perspicaz, sagaz, ponderado e entre tanta seriedade, ele é incrivelmente cômico!E muito carinhoso. Um dos raros que topa às 4:00 da manhã subir a serra pra ver o nascer do sol. Um cara que gosta do lado B, que prefere Lex Luthor à Clark Kent, que admira Darth Vader e Vejeta, mas que é um herói com o coração grande!

Um dia, quando eu precisava tomar uma decisão, ele me disse: Se achar que é certo, ponha a faca entre os dentes e vai.

Eu sempre me lembro disso toda vez que a sombra do medo invade uma decisão minha. Pensei nisso quando decidi vir pra cá.
Hoje estou aqui e mal dá pra acreditar que meu irmão será um pai. Quem diria!!! E eu sei que ele será um pai apaixonado e cuidadoso. Eu sei que ele será um pai especial.
Jônatas, desejo que seu futuro seja tão glorioso quanto a sua visão, que seu sorriso possa sempre iluminar o ambiente em que estiver, que seu filho seja tão especial como você é, que Chinese Democracy seja lançado (!), que sua escuderia seja a mais veloz, que a força esteja sempre com você, principalmente quando não houverem tantas estrelas na guerra. Que você seja muito, mas muito feliz. E siga com seu sabre de luz sendo assim esse surpreendente mistério do planeta!

Um brinde à você nesse seu dia. E todo o meu amor piegas, porém, intenso e verdadeiro de irmã mais velha!!

7 comentários:

DJ disse...

O parto de Edwirgens...
Uns parindo, outros partindo...
Que delicioso descanço este em que dedico meu tempo livre à sua literatura... à felicidade por seu irmão e por tantas memórias compartilhadas...
Felicidades plenas à toda essa família enorme e cada vez maior, em quantidade e coração...

Beatriz disse...

Você falou do seu irmão tudo que sempre quis falar pros meus... Algumas oportunidades eu perdi, mas enfim.
Meus amigos também não tem blogs, e eu andei lendo o seu... muito bom, muito bom mesmo :D

Unknown disse...

Mi....hj fizemos, aliás, mamãe fez uma torta pra ele. Antes de ir, tentei entrar na net e imprimir seu post pra ele, mas aki a net só entra qdo quer, depois de tantos jogos instalados. Caraca, chorei. Vc é boa demais com as palavras. Não sei como vc e o Otávio conseguem....Anéim, chorei largado. Amo mto vcs.

ricardo aquino disse...

Caminhar com o amor, sem se distrair assim! Queres que eu te explique? Palavras seriam desagradavéis para tanto. Aprendemos a caminhar e levamos tanta coisa. Outro dia vi um homem caminhando com uma arma, sem se distrair. Outrora vi homens caminhando com a maldade, sem distrair. Eu prefiro levar o amor comigo, caminhar com a beleza do que for. Caminharm com, em com... Não desejo levar pesoas mundo afora, então... Fiz a descoberta, o amor não pesa em grão. Leve como ele só, nem o vento o leva. Suave ele aumenta de tamanho a cada segundo, fica flácido, estica, dorme de conchinha, enrosca-se entre espamos e comoções corporais. Tudo não pesa às mãos do amor. Não se distrair assim sem motivo, criar paixões diferentes, se entregar na entrega das entregas!

Mariana Ornelas disse...

ihhhhhh caraca etaaaa meu nego ta gravido??????

Porra que felicidade caraaaaa!!! Até quem fim o jornal tá trazendo noticias boas...

E tu ta como?? Radiante né? Falava falava falava mas dessa vez cumprindo um sonho etaaa magavilha menino!!!

Que seja uma pessoa maravilhosa como o pai e de coração tao bom qto....

Te adoro Jonim... felicidades pra ti e parabens papis rss adorei a noticia rss

roberta_ disse...

Que bom receber sua mens. sempre muito feliz eu fico de reencontrar pessoas que cruzaram meu caminho naquela época que foi tão especial pra mim e importante...eu sou péssima com nomes, mas lembro sempre de situações, sempre, com certeza que de alguma forma me lembro de ti. De janeiro á janeiro...se Deus quiser no mês de Agosto passo por ai pra fazer um barulhinho bom e te convido pra estar lá comigo pra cantarmos todas e todos numa só voz essa e outras e outras canções...Obrigada por passar no meu blog sempre estarei por aqui tb. Obrigada por novamente fazer parte da minha história!! Beijooos!

Otavio Cohen disse...

né?