sexta-feira, 4 de abril de 2008

Todo menino é um rei


E eu, criança presa em brinquedos de trapaças, quase sem história pra contar
Você, criança tão liberta me tire dessa peça, e assim ter história pra contar
Estrela que brilha em meu peito e me leva pro céu
Em cantos, cantigas, canções de ninar
Me deixa no galho no galho da lua
No charme do sol pra me despertar
(Amigo do Sol, amigo da Lua, Benito Di Paula)
É noite.
Por trás da TV, o mundo acontece.
Dilma Roussef movimenta o mundo. Bush movimenta o mundo. Putin movimenta o mundo.
As putas movimentam os corpos. Os corpos movimentam máquinas.
As máquinas movimentam a produção. A produção movimenta o capital.
E perto da capital, alheio à desordem dos movimentos, meu sobrinho se movimenta com a música de Madagascar!
Todos os meus sobrinhos são moleques.
Os moleques dão vida às coisas sem perceber.
Colocam cores em dias gris.
Enquanto eu fico perplexa com a afronta dos insetos, a prefeitura de Vila Velha coloca em movimento o Fumacê! É um carro branco que faz o barulho de um mega liquidificador e espalha a fumaça inseticida pela cidade.
Há pouco ele acabou de passar pela rua.
É tanta fumaça que parece gelo seco em abertura de shows.
O carro passou e atrás dele dezenas de meninos correndo, em meio àquela fumaça tóxica! Pareciam rabo de cometa!
Eles corriam e faziam algazarra, como se fossem reis. Os reis da rua.
Estranho, porque eu nunca vejo esses meninos em dias sem Fumacê.
Todos ficam escondidos em seus prédios cheios de grades.
Quando o Fumacê passa, brotam meninos do chão, só pra correr atrás! Depois, eles desaparecem como a própria fumaça.
Ah, esses meninos! Suas essências são atemporais e transcendem as esferas, a economia, as classes socias, as convenções.
Imagino que meu pai tenha sido um desses moleques...

Indicação: filme Minha vida de cachorro de Lasse Hallström

4 comentários:

Vinny disse...

Eu fui moleque...
eu corria atrás de um...
o que seria do mundo sem os moleques com a sua maior inocência?
=**

Jean Baptiste Grenouille disse...

O mundo de hoje além de tão fascinante é tão estranho. Se hoje em dia "moleques" dão show em tecnologia, mal sabem eles o que é um fumacê. E quando aquele carro branco passa nas ruas, eles acham que se trata de um carro estragado ou de algum equipamento de efeitos especiais.

O pior de tudo é que com tanta coisa acontecendo por aí, apenas as mais desagradáveis ficam em evidência. Mas não quero ser negativista novamente. Esse fim de semana é do belo.

Por falar em belo, sua maneira de escrever me lembra as letras de Engenheiros Do Howaii. Um certo jogo e músicalidade na repetição de sons. Fica até mais agrádavel de ler, mesmo se tratando de Bush, Putin e putas! (lembre-se dos eufemismos, garotas de programa ou prostitutas soaria melhor)

Au revoir
JBG

sblogonoff café disse...

Saiba: todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
e também você e eu!! (Arnaldo Antunes!)

O que seria do mundo sem os moleques?!?

****
JBG, antes de postar eu coloquei um asterisco em putas e no final ia te agradecer pela "agulhinha da libertação"!!!

E a propósito, vou entender como um elogio sua comparação com os Engenheiros, mesmo porque você colocou depois de belo!Rs! Eu gosto muito dessa banda e dos trocadilhos do Humberto Gessinger.
Obrigada!

Mariana Ornelas disse...

torno a dizer que o mundo ta cheio de inversoes de valores... inclusive da hegemonia norte americana e do isolamento de Cuba...

os tempos mudam mas como diz Eliz Regina ...nossos idolos ainda são os mesmos e as aparecencias nao enganam não... minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo , tudo o que fizemos ... ainda somos os mesmos e vivemos ... como nossos pais...


Bem ... anos se foram , e vejo nesses meninos uma pequena diferenca de minha infancia na estoria do fumace e tals... eu fazia isso na decada de 80 e 90 e eles na decada de hj...

os brinquedos e o mundo tem sua rotação sim, mas tem coisas que nunca mudarao...