quinta-feira, 24 de abril de 2008

No reino da fantasia

“Desde já, ofereço meus protestos de elevada estima e distinta consideração.”

Essa frase consta em todo ofício que o juiz envia para o delegado ou delegada, ou outro representante de qualquer órgão. Mesmo que ele não conheça a figura. Mesmo que não haja estima nem consideração nenhuma.
Diz que é por respeito!
Não é fantasioso?
E o pior, precisa ser assim, para seguir os modelos de ofício no Word, geralmente feitos por um estagiário que nunca viu o delegado, e que às vezes, nem vê o próprio juiz de sua vara.
O importante é que o juiz assine, aliás, o meritíssimo.
Pronomes de tratamento também fazem parte do reino da fantasia.
Tem promotor, que não gosta que se refiram à ele apenas como doutor fulano.
Não... Precisa do IRPM (Ilustríssimo Representante do Ministério Público).
E os advogados?! Até os que não são doutores, por fazerem doutorado, gostam do Dr. na frente do nome. Doutor, para advogado foi título concedido por D.Pedro I !!! Pensa?!
Depois sou eu que “viaja” quando falo de teletransporte!
O homem sério cria através de suas convenções um reino de fantasias, estabelecendo limites entre o normal e o insano, entre a vida adulta e a puerilidade e é feliz assim. Ou não.
Sem isso ele sofre. E sabe, quem sofre quando perde, é a criança interior (como me disseram por aí!)
Às vezes tenho a impressão que estamos representando nossa própria peça.
Em tudo.
Que outras convenções existiriam se não houvesse as convenções atuais?
Excelência, Meritíssimo, lustra móveis, ilustríssimos, senhores, doutores...
Não importa. Todo mundo solta pum.

Só a bailarina que não!!

7 comentários:

BORBOLETA CULT disse...

E não é que fui parar num lugar que faço ofícios com todas essas prerrogativas não sempre inexistentes.
"Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos."

Vinny disse...

uahuahua...

só a bailarina que nao!!!
isso tb tem historia pra mim!!!
deve ser o próprio palco pros "homens"
auahuah!


Ah, meu conceito? não dá pra falar em poucas palavras... e muito menos em muitas palavras... soh vivendo mesmo..


"Vida corrida, a costura apertou!!" essa eu nao entendi


foto fofa? uahuah... adorei o adjetivo!

xeru... e nao some nao.. bem q eu gostava de te encontrar no msn!

xerocas!
grande essa comentario

Anônimo disse...

Vampira...
Ahhh e você come côcô...
=P

Unknown disse...

Engraçado! Sempre detestei os pronomes de tratamento.Pode até ser de respeito, mas colocam as pessoas tão longe umas das outras!Por exemplo, quando me chamam de senhora,( não tenho problema quanto a minha idade) sinto-me tão distante da pessoa que me acho uma verdadeira Nossa Senhora da Penha, lá em cima no penhasco onde se encontra.Então, quando me chamam de Doutora, lembro-me do pinico ( que era usado quando não existia banheiros) e morro de rir com essa lembrança. Portanto, ilustríssimo, meritíssimo, doutor, senhor só servem para manter distâncias do calor do ser humano.
E todo ser humano solta pum e, o pior, fedorento.

Mariana Ornelas disse...

ihh eu tinha mandado publicar uma resposta tao legal mas deu erro ...

enfim vou só fazer o comentario final do meu coment

que todos fazem isso por causa da existencia dos QI e dos carros apertados pois sem eles nada canta. E nao canta pq esperto é o cavalo marinho que finge de peixe pra nao carregar carroça afinal os burros continuam abaixando a orelha pra tudo

Mariana Ornelas disse...

ahhh lembrei do resto... que bailarina solta pum sim , ja fiquei uma semana me pegando rindo da mulher la da boate que descendo no queijo soltou um pior que cheiro de queijo e sem querer e barulhento , fazer o que ... QUEM NAO TEM 14 FILHOS QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

NUNCA ESQUECI DISSO KKKKKKKKK

sblogonoff café disse...

Uai? Como assim, Bial?
Existe um buraco negro no reino virtual que tá puxando os comentários para a caixa de e-mail!