segunda-feira, 14 de abril de 2008

O mundo é tão maior que a gente...

(este é realmente um post GRANDE!!!)

Olhando a imensidão do mar ou o cosmos infinito, cheio de estrelas, todos os problemas tomam uma proporção tão ínfima que me envergonho de ter tido medo ou de ter perdido a fé um dia.
“Todas as coisas estão cheias de deuses”- segundo o princípio da imanência - inclusive nós.
Cada gota que compõe o oceano faz parte de mim e meus movimentos, como partes do mundo, impulsionam ventos em outras terras. Assim como minha inércia faz com que o nada continue acontecendo, ou mesmo que os absurdos continuem acontecendo como se não tivéssemos nada com isso.
É muito cômodo ficar bradando com o dedo em riste, metralhando revoltas e angústias pelo ar. É muito cômodo defender com veemência a inexistência de Deus, alegando que um ser bondoso e justo não permitiria o caos social nem catástrofes naturais. Quem somos para entender os desígnios da natureza? Habitamos um planeta quase invisível diante da Via Láctea e nem ao menos conseguimos mantê-lo em paz. Preferimos construir armas precisas e destruidoras. Preferimos treinar soldados e tropas de elite.
É Vandré, antes você sabia qua armar era mais fácil que amar...
É mais fácil que amar.
Amar é construção.
Amar requer movimento, requer entrega, requer fé.
Gente, são tantos livros, tantas teorias montadas negando o divino, negando as luzes, que temo que em nada tenham contribuído para a evolução do planeta. Ao contrário, criam abismos entre os homens. E o próprio homem tende a tornar-se cada vez mais abissal à medida em que acentua as diferenças que tem com o outro, com o próximo ou com o desconhecido.
Somos tão diversos, mas pertencemos ao mesmo planeta!
Pertencemos ao mesmo planeta, mas reforçamos as distâncias que existem entre nós (Nem pense em Capital Inicial!). Com isso, a sensação de solidão aumenta, de desamparo, de pequenez. Mas não é porque Deus existe ou não. É porque não amamos.
Ama-se cobrando. Ama-se esperando reciprocidades. Amar é verbo intransitivo. Não precisa de objeto.
Nunca se viu um consumo avassalador de antidepressivos como hoje em dia. Vi em um noticiário que uma mulher só consegue ficar feliz porque tem um implante no cérebro. Veja só, a que ponto chegamos, a ponto de construir uma felicidade artificial, porque a vida por si só não basta. Contudo, eu sei que podemos diminuir nossas distâncias e ver nossas diferenças como características de soma e não de dissidências. Podemos construir pontes entre nós, que nos liguem e nos aproximem de um amor maior, que diminua nossos medos, nossas incertezas e desconfianças e que nos torne grandes e fortes. Eu tenho certeza de que o Amor é esta ponte. Eu não ligo se você acha que estou fazendo um post imenso e piegas.
Caso você tenha chegado até aqui e acha que amar não é pra você, que é pra depois, preciso lhe informar que a responsabilidade pela sujeira do mundo também é sua.
Você prefere achar que falo de utopias do que ser capaz de mudar o rumo dessa história.
Prefere falar da minha ingenuidade do que falar de seus sentimentos para alguém bem próximo. Prefere falar que o mundo apodrece do que entender por que possui inimigos. Prefere alterar a voz além do necessário a deixar que o amor lhe guie silenciosamente até a origem de sua raiva, para que a dissolva.
O movimento pelo amor não exige que você se filie ao Greenpeace ou visite religiosamente os asilos de sua cidade. Pode começar com um sorriso para um estranho na rua. Depois você surpreende alguém com um comentário legal, assim, inesperadamente. Então, estará preparado para ter paciência com perguntas repetidas, para não reagir a cada ofensa.
O segredo não é reagir, mas Agir conforme o Amor.
Isso é construir pontes. (lembra daquela musiquinha de Sandy e Júnior? Tá, tá, eu sei, mas abstraia!!) Vamos construir uma ponte em nós, pra ligar seu coração ao meu com o amor que existe em nós...
Como diz uma propaganda de refrigerantes:
Você muda. O mundo muda!

Sopro de Eves!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Então "o passe adiante" é um modo de dizer faça algo por você por mim pelo mundo. Faça e não desfaça da vida só porque não se sabe vive-la........
É estranho mas hoje acordei com uma velha sensação de "VENTO NO ROSTO".
E aqui vim parar...................

Anônimo disse...

Ainda continuo a procura da felicidade..
Pois, algum tempo atrás uma pessoa
do 147 (acho que era esse numero) me disse você tem o dom de ser capaz de ser feliz....
Ressurgir das cinzas, mas infelizmente não sou fênix.
Bom te encontrar...
Ainda lembra de mim.......

Vinny disse...

Amar é acordar de manhã, olhar pro céu e dizer: "Quero que todos tenham esse mesmo presente."

"Amar requer movimento, requer entrega, requer fé"
que sintonia é essa de acontecimentos? [assustado]

um xeru querida... adoro visitar seu blog!

Mariana Ornelas disse...

sabe aquela musiquinha piegas do jota quest ... "Eu quero ficar só, mas comigo só eu não consigo...
Eu quero ficar junto, mas sozinho só nao é possivel... "

pois é loucura do mundo, a constante carencia de tudo e de todo faz a todos esquecerem daquele negocinho que é o afeto , o amor.

Mesmo sabendo "É preciso amar direito, um amor de qualquer jeito
Ser amor a qualquer hora, ser amor de corpo inteiro
Amor de dentro pra fora, amor que eu desconheço!"

em tudo que faz , com todos que estas...

acho que é isso ... todos tem meio que medo da imensidao do mundo querendo esquecer de tudo num efeito borboleta onde sempre volta a si numa forma record.

afim precisamos seguir mais nossos corações pra saber o que é o fim o que é o verdadeiro amor, mesmo que custe um preço, mas tudo que tu arrisca com um preço é melhor que nao ter enfrentado um medo de algo desconhecido, a verdeira entrega.

Anônimo disse...

Vampira!
Você muda, o mundo muda. (Publicidade do Guaraná Kuat!)
Nós devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo. (Gandhi!)
E sabe de uma coisa?! Você não mudou nada!!! (Oh não, não me interprete mal, isso é um elogio!)
Você continua sendo essa pessoa que despretenciosamente consegue arrancar, quase que na marra, sorrisos alheios...
Seja pelo simples fato de ser...
Seja pelas coisas estranhas que faz com as mãos...
Seja por essa responsabilidade social, moral e ética que traz em si...
Seja pelas posturas...
Seja pelas músicas...
Seja pelas costuras, pelos remendos... Seja pela teia! A teia da vida...
As pessoas mudam, o mundo muda. Mas você não deve mudar...
Não deve deixar apagar esse seu jeito cativante de ser...
...
Só tem um problema né? (Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas)...
...
Devolvo o sorriso que arrancastes de mim neste post.
Namastê.

Jean Baptiste Grenouille disse...

O grande se torna pequeno visto de longe. É meio estranho, mas percebemos que grandezas não existem, depende do seu ponto de vista. Ninguém entende ao certo o que é AMOR, eu não sei o que é, você provavelmente não deve saber. Mas sentimos, é fato. Acontece que o amor passou a ser vendido como um produto. E o amor a pessoas que você nem conhece? Bah! E aquela história de que todos somos irmãos? Bah, faça-se o DNA. O que eu quero dizer é que com o passar do tempo, creio eu, que passou-se a entender por amor, aquilo que um homem sente por uma mulher e pronto. E se o grande visto de longe é pequeno, visto de dentro é inexistente. As pessoas não tem noção do que se passa no mundo, nem param pra pensar. Mas também ainda não caiu a ficha de que o amor essencial é o amor próprio. A chave pra mudar o mundo. Se não amamos a nós mesmos e nossas imperfeições, como podemos amar a menina que foi jogada do sexto andar? Porém o que mais vemos por aí agora são declarações de "amor" de pessoas que nem a conheciam. O mundo as vezes é muito hipócrita. As pessoas são. E enquanto não abrirem os olhos pra reforma íntima, o mundo vai continuar a mesma merda.

Au revoir
JBG