segunda-feira, 19 de maio de 2008

Além da fibra ótica

Dinho.
Um apelido no diminutivo para um cara com quase 2 m de altura!
O cara calado, que chegou ao planeta bem antes de mim, na verdade, o primeiro de nós cinco. Ele tinha um all star de cano alto, guardava brinquedos da infância intactos, possuía posters de filmes de terror no quarto, uma Monark marrom e ouvia todas as músicas e toda cultura oitentista que definiriam meu perfil para o resto da vida, enquanto eu ainda ouvia Balão Mágico e Trem da Alegria.
Foi o mesmo cara que, por acidente, me deu um tiro de chumbinho, que permanece em minha testa até o presente momento (!), e que depois, me presenteou com o primeiro Ursinho Carinhoso de pelúcia e uma lancheira vermelha, também dos ursinhos carinhosos! Rs!
Foi ele que inventou o Carireu, o monstro negro que morava na painera e descia pela clarabóia lá de casa!Coisas de irmão mais velho!
Foi através de sua indignação com o mundo e seus protestos que comecei a refletir sobre a vida e sobre aquela velha opinião formada sobre tudo.
Eu ainda era criança quando ele se casou. Logo depois, me mudei para uma cidade distante e ele passou a ser a voz do outro lado da linha.
Essa voz, na medida em que eu crescia, se tornou mais próxima e mais presente em minha vida, através de comentários sobre músicas, posturas e noticiários...
Sempre admirei sua inteligência e suas considerações sobre o mundo, seu jeito irônico de fazer certos comentários da vida e seu último ato de desapego.
Coisas vão e vem.
Ele não sabe, mas cada vez que recebo uma de suas mensagens no celular, sinto crescer o cordão invisível da afetividade que nos aproxima.
Não é preciso estar perto para ser essencial. Nem de muitas palavras.
Meu irmão, minha história seria outra bem menos interessante, se você não estivesse aqui.
Eu desejo que a sensação de felicidade e realização preencha sua vida e suas horas mais inóspitas.
"Marvim", agora não é só você. Estamos todos contigo!
Eu nunca lhe disse, até porque é o menos piegas de nós todos (!), mas não encontro outras palavras menos clichês e mais ideais para o momento.Feliz Aniversário! Amo você.

5 comentários:

Jean Baptiste Grenouille disse...

É sempre bom saber que por trás das coisas existem as pessoas. Melhor ainda essa coisa, o celular e essa pessoa, seu irmão. As vezes o caos se forma a nossa volta e as palavras que precisamos, as influências, vêm de longe. A distância se reduz a quase zero se tratando do afeto. Parabens ao seu irmão.
Seu amigo de sempre ou quase
JBG

Mai German disse...

Tenho tantos lugares que gostaria de passar que não consegui montar ainda qual a ordem por eles que vou seguir. Mas a França é um bom lugar para se terminar uma viajem!
Realmente, o melhor de ir embora é poder voltar e saber que alguem sentiu a sua falta.

Parabéns para o seu irmão!
Assim como seu irmão influenciou sua vida, acho que eu influencio a de meu irmão. Espero que estejamos fazendo a coisa certa.

:*

Otavio Cohen disse...

atualizei

Beatriz disse...

Acho sempre lindo o que você escreve pros seus irmãos!

Unknown disse...

ok. chorei de novo.