sexta-feira, 25 de julho de 2008

A gente brilhava

Este é um minuto bastante estranho.
Estou cansada de lutar contra moinhos de vento.
Nem sei como sou capaz de sentir tantas coisas no mesmo refrão.
Eu deveria estar em diversos lugares agora, mas não sou para ubiqüidades não!
Deus, como eu queria estar perto de minha mãe agora. Estar em minha casa.
Eu liguei e ninguém atendeu. Tocou, tocou, tocou...
Liguei para o meu pai e a mesma coisa.
O celular me enviou para a caixa e eu fiquei sozinha por lá.
Faz mais de ano que decidi que era capaz de viver sem eles por perto, mas de vez em quando aperta a saudade. A caixa é apertada.
Entrei por algumas portas erradas, mas não preciso de um juiz. Preciso de colo de mãe.
Engraçado, porque coloquei um CD do Caetano porque queria ouvir “Um Índio” , porém, na caixinha estava outro. Era esse que tá tocando agora, “Bom Combate”, presente de um amigo querido de BH, o Moisés de Verbos de Versos! ...Peço que me ajude a amar /desde a dor até o pôr-do-sol / Tenho a vontade de crescer /desejo que o amor se espalhe em mim... (Reconstrói a ti mesmo -Rodrigo Marçal)
A lembrança da Mocidade veio forte. Todo aquele tempo passando como um flash agora: a gente acordava domingo de manhã pra campanha do quilo ou para as visitas fraternas, havia as reuniões aos sábados, as gincanas, os saraus, os ensaios, as serenatas, nossas desavenças, nossa comunhão. Às vezes era tão difícil estar lá, preparar os temas, conciliar outros relacionamentos com aquela entrega...
Muitas vitórias foram molhadas por lágrimas, mas sei que valeu cada minuto.
A gente tinha dom de vaga-lume!
Hoje, sou até feliz na imperfeição do caos, mas me sinto tão distante daquelas coisas...
Queria que aqueles meninos soubessem que apenas os bons combates valem o nosso esforço. Outros combates são lutas vãs, ilusões e desperdício de energia.
É que a gente acha que certas coisas significam felicidade e realização.
Mas sabe?! (...) Nem sempre.


Nosso tempo confunde o sentido de quem busca ser feliz com ilusão, pois estreita é a porta da vida / “fortalecer a fé em seu ardor”
(Bom Combate-Tarcízio)
.
.
.
Apesar de minha crença, nunca gostei de estampar, mostrar rótulos ou martelar as verdades que conheço para quem não quer saber. Detesto proselitismo. Rótulos saem com a mão. São tão frágeis como a luz de vela à mercê do vento. Já as vivências se solidificam no interior e são possíveis até para os ateus. Religião é puro rótulo. Amor é construção. Exemplificar o Amor deveria ser o nosso dever, mas o mundo, com toda essa transição, anda mesquinho demais, e por diversas vezes, nos afundamos até o pescoço em tudo isso, iludidos e cheios de desculpas montadas na cabeça para que nossos erros pareçam menores. Desculpa de manco, é muleta. Hoje isso me causou náusea. Em contrapartida, fiquei muito grata por ter tido o privilégio de nascer em um lar como o meu, com a luz de minha mãe e a força de meu pai, que sempre nos exortaram para o Amor, o Belo e o Bem.
É sério. Ou eu acredito que o mundo está perdido, ou eu acredito no Amor. Prefiro o último e espero que vocês também.
I want to believe

14 comentários:

Malaguetta disse...

que texto bonito *--*
accho que todo mundo presisa de um colo de mãe ;D

Patrícia Ferraz disse...

Ando muito sensível e este seu post me emocionou. Sinto que algumas escolhas são guiadas por valores que já reconheço como vãos. Portas erradas... e fujo dos juízes como o diabo da cruz.

Você, que já fez a opçao, consegue me mostrar que nem tudo serão flores. Aliás, às vezes serão caixas vazias, camas vazias, telefones mudos...

E ai vêem as borboletas da Elga... As nossas borboletas!

Pod papo - Pod música disse...

Quando eu fico olhando álbum de fotos , me dá uns momentos nostálgicos parecido com tudo isso que vc escreveu que te aconteceu hoje!!!
Eu também prefiro acreditar no amor!
Beijão!

Mai German disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mai German disse...

Pode ser que decisões nos separam, mas as minhas já foram tomadas a muito tempo e creio serem definitivas. só espero poder ficar muito longe deles, para conseguir sentir saudade. para querer a presença deles, e não regeita-la todo instante.

Vou para os EUA (:

Otavio Cohen disse...

desculpa, mas tenho q comentar isso: "Apesar de minha crença, nunca gostei de estampar, mostrar rótulos ou martelar as verdades que conheço para quem não quer saber."

não?
aahah

sblogonoff café disse...

É, Otávio, você nunca foi muito complascente comigo, né?!
Precisava comentar assim, desafiando?!!
Tudo bem, eu gosto!
Mas é simples, se você se sentiu ferido por mim alguma vez em suas escolhas metafísicas, religiosas ou filosóficas, deve ser porque é meu irmão caçula. Sendo meu irmão, é claro que eu gostaria que você estivesse comigo lá na mocidade.
Aquilo me fazia bem e talvez pudesse ter feito bem a você também.
Sua presença teria sido ótima para o grupo.Você brilha. Eu insisti e certas vezes implorei para nos ajudar com seu talento, mas nunca te pedi para acreditar naquilo. Depois que entendi suas escolhas, parei de questioná-lo não foi?!
Agora veja num âmbito maior. Você me vê pregando religião por aí? Leia o sblogonoff inteiro e ache um texto onde digo que minha verdade é melhor do que qualquer outra. Eu falo de Amor sim. Eu acredito nele, mas nunca nem disse qual é a minha fé, principalmente para quem não quer saber.

Mas é claro que isso não vai se estender para filmes, músicas ou política! Certas coisas eu entendo, sabe? Mas Paris Hilton?!!!!
Hahaha!!

Elga Arantes disse...

Puxa vida!

Venho aqui, leios comentários sobre os verdadeiros valores, os ensinamentos da doutrinas. Me emociono e sinto culpa.

Visito a Patrícia e ela se rechaça por não estar se esforçando como sabe que deveria sobre os ensinamentos superiores.

Eu, que "ouvindo" vcs, já me sentia uma formiguinha, em se tratando de práticas espirituais, recebi belos puxões de orelha.

Acho que meu próximo texto será sobre a culpa...

Beijos.

ricardo aquino disse...

Minha querida,
um dia ainda escrevo um tecido deste, de fazer chorar. "A gente tinha dom de vagalume!" Você ainda tem esse dom, no meu escuro você brilha! E veja que sou só escuro! Nos últimos dias, tenho feito passagens de iluminação pela sua página. Seus posts têm me feito refletir e muito! Até quando você comenta em duplicidade eu vejo cores iluminadas! Rsrsrsrsr!

com distinta e iluminada posição
ricardo aquino

Elga Arantes disse...

Nunca sei onde responder aos comentarios. Aqui ou lá... qual a etiqueta??? rs...

Deixei um recado lá no meu.

Estou feliz com sua vinda.

E sua poesia nos meus comentarios, deveria postar...inclusive o antes e depois. Sua mente é mesmo flutuante, como diria a Patricia.

Elga Arantes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karen disse...

Oi! A Elga me "encaminhou" aqui!
Colo de mãe é tudo! Olha, concordo em gênero, número e grau com muitas coisas em seu post. Começando pela saudade de tempos aos quais não dávamos o devido valor de tão simples que eram mas depois de tanto tempo percebemos que a simplicidade das coisas e pessoas é que nos fazem felizes. Também concordo que projetamos nosso sucesso interior em objetivos que depois de alcançads pensamos "puxa, nem era tão bom assim" e mais ainda sobre religião (pelo menos neste momento da minha vida). Não consigo nem acreditar em Deus quanto mais em religião. Acho que se olharmos as pessoas como iguais, sermos mais pacíficos já está valendo!!!

bjs

Mariana Ornelas disse...

Bem... é engraçado como esse texto me fez visualizar varias coisas mas dentre tudo que me veio em filmes uma destacou, uma frase dita com um ar de despedida quase inotavel diante de tanto ja dito... a ultima I want to belive... eu tenho que acreditar... frase descrente mas q martela uma luz no fim do tunel q nao pode deixar apagar nunca pois´ela é o brilho q reluz de ti mesmo sem sua permissao. Confesso q essa frase me assustou um pouco , qto mais vindo de vc msmo apesar de tantos anos distantes... Michele , aliás , Vakera ( pra q tanto formalismo) ... tu neste apelido de brincadeira tem q notar qtos tu lacaste ao seu redor pelo seu carisma, alegria, dentre outros adjetivos ....qm passava e acredito q ainda passa por sua vida, nem q seja pura passagem mesmo, totalmente contagiante... Cara, lembro do dia q te conheci no onibus do bahiano até hj .. nuuu... tem é tempos viu ?! 4 /5 anos né ? Pois é .. tu chegastes como qm nao quer nada me fizeste um cumprimento mega esquisito do nada, pensei eu .. garota maluca! Mas ai é que tava a coisa...o nao convencional...... e do nao convencional por mais que tu nao quisesse e como Otavio mesmo citou um trecho tu acabava sendo um tantinho inquietosa ... aí como é mesmo o lema dakela igreja da alianca batista? ahhh lembrei... Sendo extravagante no seu simplorio jeito de ser ao demonstrar amor e Deus em sua vida... como bem sabe sempre tive fé , muita coisa mesmo, no cara lá de cima, mas tu de tao protetora e contagiante para com os seus sempre incomodou qm tivesse ao seu redor... nao de maneira ruim, muito pelo contrario, contagiante...cara qtas foram as vezes q da minha sala lhe via nos bosques da facul ou rancando de nao sei onde pra ir pra nao sei q lugar tudo pra pregar amor ou Deus ou sua religiao ou confortar alguem??? Mesmo sem tu saber eu até cheguei a levar mae la no curtume, acho q é isso o nome, e depois mae sofreu uma cirurgia espiritual ( isso acho q fiz de tanto sua mae falar na minha cabeca q era a unica cura pra mae ou sei la o que ) , e num é q a veinha nao curou mas nunca mais teve q fazer uma cirurgia???? Olha q foram 7 hein!!!
Voltando ao assunto como nao incomodar com alguem q questionava tanto as coisas e que lutava pra todos acreditarem em algo maior e ao mesmo tempo vestia roupas de ets e tals... caraca adorava qdo eu podia olhar pra ti e lembrar q era a unica amiga minha musica q nao bebia , nao fumava e ainda me atasanava qdo eu fazia isso...nao adiantou muita luta por mim né , mas pelo menos nao to no meio das drogas gracas a Deus...Bem continuo do mesmo tipim, porem mais real, sai do mundo da fantasia onde até eu mesma criava e acreditava nelas pra viver ou sobreviver a realidade. Talvez essa frase seja pq vc teve q viver essa realidade da sua vida , nao pq qria , mas teve q viver ela ao seu modo...e sair do colo dos seus pais como tu disse... sair da asa quentinha doi né? Tb sinto isso muitas vezes , é normal viu?!! Nao se desespere , nem sinta vergonha nem nada , da uma saudade danada de escorrer lagrimas legal as vezes...Mas se nao sairmos, nunca iremos tentar saltar e conseguir voar...hj talvez ja estejamos dando nossos primeiros voos, eu pelo menos as vezes sinto q sim, ja tenho minha casa mobiliada , to correndo atras de uma propria agora e vivo me perguntando, será que ja to quase chegando ao padrao de estabilidade da idade dos adultos ? rss Como bem sabe nao gosto muito dessa ideia, mas tb nao consigo agir diferente do olhar tudo e agir tudo com muito tradicionalismo e padronizado do mundo adulto e contraposto complicado de ser... qto a discos perdidos ... saiba q la em casa tem uma copia do senhor nas estrelas rss lembra ? eu sim pois adoro dormir escutando ele, e acho q isso ja contagiou alguns la de casa pq todo mundo acaba tendo a mesma reacao- escutar junto comigo kkkkkk

Enfim , escutei uma vez de zuquinha uma frase otima "onde encontrou o seu primeiro amor ou encontrar amor verdadeiro nao abandone nunca!" pois é é isso...

Mai German disse...

é. você tem razão. mas eu preciso desse tempo longe deles.

Pode deixar. continuarei postanto em português, só que acho com menos frequência. Farei o possível. (:

Um abraço!