segunda-feira, 14 de julho de 2008

Sentimentos parte II (porque a vida tem dessas coisas...)

"Como a semente traz em si a árvore /
Como o casulo esconde a lagarta e liberta a borboleta,/
Tens em ti essa luz"

*****
É que às vezes a gente pega os sentimentos e os esconde no fundo do armário, amontoando roupas e trecos sobre eles.
Enquanto isso na floresta, o tempo passa.
Então chega o dia em que você abre a porta e sente um cheiro estranho. Vem daqueles sentimentos que esquecemos no fundo e agora se rebelaram em forma de mofo, contaminando as roupas limpas que haviam por cima, algumas até com cheirinho de amaciante.
Sabe, é como uma gripe mal curada que se transforma em pneumonia no futuro, ou como uma caxumba mal curada que causa danos irreparáveis em certos meninos! .
É aí que o “Conhece-te a ti mesmo” começa a fazer sentido, porque chegou a hora de arrumar o armário interno e colocar ordem nas coisas. Hora de encarar a roupa suja aproveitando a luz do dia. Hora de tomar as providências necessárias e não cometer a insanidade de incendiar o guarda-roupas inteiro por causa disso.
Acredito que só assim é possível viver sem ostentar todas as máscaras que encobrem o que temos de verdadeiro e de essencial.
Só assim é possível seguir sem pendências, às claras e com menos medo do mundo.
A gente tem mania de se disfarçar e reforça na consciência que é por defesa!
A viagem para dentro de nós, pode nos proporcionar certa dor sim, mas também demonstra a coragem que temos para enfrentar o que nos causaria uma dor muito maior depois, além de complicações no destino, escolhas mal feitas, angústias desnecessárias e até mesmo o fantástico consumo de antidepressivos.
Por isso é preciso encarar o que sentimos.
Porque o que não está resolvido não vai por um passe de mágica se resolver por si só e nem irá desaparecer.
A regra é aquela de Lavoisier: “Na natureza nada se perde, nada se cria. Tudo se transforma!”
Que sejam mudanças para melhor, pela ordem e pelo progresso, né?!

11 comentários:

Elga Arantes disse...

Muito bonito.

Parece que eu precisava mesmo vir por aqui hoje.

Seu blog está vinculado ao de alguém que venho me correspondendo e estou adorando te visitar.

Abraços,

Mariana Ornelas disse...

nhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

passando pra dar um bom dia mesmo, só isso ..... ja falei o que tinha pra falar no post anterior e a fome esta me tirando a poesia pra escria rss

Anônimo disse...

Mais que dessas coisas estarem na vida acho que a vida constitui uma constante rotação de mudanças.A cada esquina um novo ângulo numa rua maior nos mostram caminhos... é acho que enfrentear sentimentos e lidar com mudanças é o que dá sentido à vida...

Mai German disse...

É. Foi com você disse mesmo. Eu me identifiquei muito com esse texto, sabe?!
Acredito que fassa parte de todos nós cultivar esses sentimentos escondidos, mas ainda estamos longe de conseguir entender o propósito de todos eles.

Sinto-me confortavel afinal. Obrigada.

Anônimo disse...

muitoo lindooooo \o
ameei mesmo de verdadee


by:
http://imensidadx3.blogspot.com

Anônimo disse...

Vampira congelada!
Suas manifestações aqui têm sido poucas, mas como tudo em você, intensas... Não comentei no post anterior, mas li, e revirei umas coisas em mim também, sobre o atual, ... , bem, depois do inverno nossas mães costumam retirar algumas roupas do fundo do guarda-roupas e colocar ao sol para sair o cheiro de guardado, de esquecido... acho que a gente tem levado muito tempo para aprender com elas né?! Coisas tão simples...
Não sei por aí, mas por aqui tem sido necessário colocar até o próprio corpo ao sol, algumas vezes por dia, para que ele tamém não fique todo embolarado, duro, congelado... Mas mesmo que neste seu guarda-roupas tivesse muita coisa vencida, mofada, mal cheirosa, seu coração ainda está quente, pulsando... sendo assim, não seria possível perder muita coisa... como tudo na vida, seria e é possível reciclar tudo isso que está guardado sem utilidade e passar a usar de uma outra forma qualquer... mas usar, e como seu coração é grande demais... usar para o bem...
Deixa eu me aquecer um pouco agora, os dedos estão em pedra!

Mai German disse...

Direi. Assim que sentir estar pronta. Mas obrigada pelos belos conselhos (x

Abraços, Maíra. ;*

Mai German disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mai German disse...

como quiser.
mas sim. acho que precisamos caminhar mais, sentir mais o vento, o cheiro da brisa do mar ou saborear de uma bela musica. a correria é tanta que quando paramos para pensar, só nos vem coisas ruins na cabeça. caminhar talvez proporcione um bem estar maior, mesmo que só durante alguns minutos.

;*

ricardo aquino disse...

Eu estou passando por essas e outras! Sabe que posso queimar Nietzche sem remorso? Isso por que eu endureci e perdi a ternura. Só eu mesmo para mirar ternura na filosofia. Preso aos meus sentidos mais precários eu premedito um e outro argumento menos lógico e in-sensível! Tombando de metáforas, eu acho que você me entenderá! Viva os biscoitos recheados!


beijos
com distinta saudade
ricardo aquino

Karen disse...

Ai, tenho feito isso há 3 meses, sem pausa e ainda não consegui colocar a casa em ordem. As vezes penso que depois dessa, será bem difícil pq agora tenho uma dor incurável..pelo menos tenho tido coragem de encará-la de frente e não finjo que está td bem, como faria normalmente. Hoje até pensei em um post sobre isso...as pessoas evitam falar no assunto comigo, parece que eh assunto proibido. Deve ser difícil para elas me encarar imagino, e ouvir como resposta de uma pergunta "Não, hoje estou bem triste".

Anyway...o melhor é mesmo tirar tudo do armário e expor ao sol para tirar o mofo.
bjs