quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Porque ela dormiu de calça jeans



"...você me disse que eu destruo sempre a sua mais romântica ilusão. E destruo sempre com minha palavra o que me incomodou. Acho que é sim. Como fere e faz barulho o bicho que se machucou, viu?!"
(Todo mundo é lobo por dentro - Oswaldo Montenegro)

mas isso não é desculpa – nota do sblogonoff

É engraçado como certas coisas acontecem.
A gente de vez em quando complica o simples por nada.
Por exemplo, Fulano, sem querer, fez algo que incomodou Cicrano, mas Cicrano não quis dizer e nem exteriorizar que se sentiu incomodado. Ao invés disso, preferiu ser desagradável com Fulano. Fulano, que pensava que tudo estava bem, não sabe porque Cicrano estava tão hostil e por sua vez, foi ficando fulo da vida. É assim que a meleca circular e viciosa começa. Não é muito mais fácil, já que todos são civilizados, Cicrano chegar em Fulano e dizer: “Olha Fulano, aquilo que você fez me incomodou por causa disso e disso e disso”. ??? Ou então, Cicrano chegar pra Fulano e perguntar: Eu fiz alguma coisa que te incomodou?
Exemplo 0.1: Godofredo fez algo que Jeremias não gostou. Jeremias, ao invés de falar com Godofredo diretamente, já espalhou pra todo mundo que Godofredo agiu assim e assado. Colocou o outro na berlinda sem chance de defesa. Tsc, tsc. E quando Godofredo aparece, Jeremias é só sorrisos! Não dá pra entender.
Outro exemplo: Beltrano sentiu ciúmes de Miltrana, mas ao invés de dizer isso à ela, começou a desvalorizar a menina, a feri-la com comentários depreciadores e ela, sem entender nada, foi embora magoada e não vai dormir direito à noite. Não seria muito melhor se Beltrano falar para Miltrana que ficou com ciúmes, que se sente inseguro??
Exemplo três: A esposa de Mélvio dormiu de calça jeans e agora Mélvio está insuportável com todos no trabalho. Seria muito melhor se Mélvio desistisse de querer descontar em todo mundo suas insatisfações, porque nem todo mundo tem bola de cristal para adivinhar que sua noite não foi boa e nem todo mundo tem paciência suficiente para compreender sua grosseria.
Já que somos tão civilizados, já que nos consideramos tão modernos, porque destilamos pequenas vinganças nas relações? Todo mundo está propenso a desapontar e ser desapontado, a magoar e ser magoado. Tem gente que não dissolve a mágoa, engole sapos indigestos e tenta ostentar sorrisos. Quando não suporta mais, começa a descontar no outro, em doses homeopáticas, sua hostilidade, o que acaba por minar as relações. Isso é ainda pior do que as respostas à queima roupa, do que o “bate e volta” reacionário. É mais digno (embora não seja mais fácil) ser humilde, respirar e ir falar com a pessoa que existe um problema. Falar em tom moderado, consciente que é um potencial causador de feridas também. Se preciso for, é até melhor deixar a raiva passar e só depois ir esclarecer as coisas. É melhor do que se armar com o dedo em riste e sair bradando. Adianta virar o Hulk?! Li por aí, que o oprimido é sempre o pior opressor. E acho que é verdade. Cobras atacam para se defender, e sem o devido cuidado, o ataque é letal. Mas nós estamos num grau mais elevado da escala evolutiva, não é?! Acho que estamos ali, onde diz: Animais RACIONAIS.
Pode-se até não conseguir o resultado ideal, mas teremos feito a parte grandiosa de ser humano. Caso o outro não entenda, já não será problema nosso. Todo mundo tem seu tempo.O que posso afirmar, é que na maioria esmagadora das vezes dá certo. Palavra de uma garota impulsiva que está aprendendo (antes tarde do que nunca!) os benefícios do diálogo e descobrindo que até o pastel chinês da esquina é muito melhor que os sapos que ela engolia e não conseguia digerir.

11 comentários:

Saulo Bahia Grenouille disse...

Antes eu costumava me calar. Não dava certo. Daí eu comecei a tirar satisfação não muito delicadamente. Foi um fracasso. Quando enfim fui tentar resolver alguma coisa racionalmente, minha postura foi moldada e, por não querer aparecer pra nenhuma platéia, acabou que ficaram sabendo coisas erradas sobre mim. Até hoje chamam minha atenção por causa disso. Até hoje também vejo semanalmente a Fulana que profanou essas insanidades a meu respeito. Mas hoje tenho orgulho de vê-la e não pensar em vingança, em maldade. Como há males que vêm para o bem, hoje eu sei que ser racional naquela hora me fez muito bem. Hoje eu não quero resolver as coisas com serenidade mas sim pensar um milhão de vezes antes de entrar nessas contradições sociais.

P.s.: Keane é bom, mas não chega aos pés de Coldplay. Rsrsrs. Mas a música em questão é muito bonita!

Elga Arantes disse...

Paulo Freire diz isso.

Minha impulsividade me impede de dar maiores pareceres. Minha inconstância, idem. Sem falar nos dias de TPM.

Serenidade, equilíbrio e quatro dias de reclusão seriam minha solução, rs.

Beijos.

garfo sem dentes disse...

poizé...
acho que tudo acaba virando confusão por bobagens rotineirasque não deveriam se tornar rotinas,

Otavio Cohen disse...

n sei...
mas acho q todo mundo tem direito sim d ficar d mau-humor um dia. isso naõ significa necessariamente descontar nos outros, claro.
mas mau-humor é essencial
pelo menos pra acordar no dia seguinte e ver o dia mais bonito.

sblogonoff café disse...

Mas Otávio, eu falei de mal humor num post abaixo. Aqui eu não tô falando de mal humor, mas em lidar com problemas, entende? Nós em relação ao outro. Não é só mal humor, mas mágoa, ferida, insatisfação. É como se eu tivesse um problema com você e nunca te dissesse. Assim o tempo passa e minha mágoa me impede de sermos felizes. Falo de resolver civilizadamente as questões. Agir ao invés de reagir.
Aconteceu um rompimento pelas bandas de cá por bobeira. Bobeiras que tiveram consequências graves. Com certeza, teria sido diferente se as pessoas em questão tivessem dialogado. Relaçâo humana, sabe?! Algo que transcende mal humor, tpm, dias ruins!

Anônimo disse...

Coincidências à parte acho que estamos trantando dos mesmos assuntos... Por ora meu foco é diferente do seu, mas concordo... Seria mais fácil, mas entre meninos e lobos, ando lobo demais! Andei lembrando de dialógos passados, mas sempre atuais, armaduras né?! Aff... a vida nos controla, e dos tais animais RACIONAIS, acho que o humano prefere o animal, deixa de lado o racional e segue a vida sangue-sugueando tudo ao redor! Acho que Vampira vem a calhar nessas oras! Ora essa!
Fica assim, vou descobrir uma trilha sonora que caiba bem nesse espetáculo! Vier!
Namastê.

Sheyla disse...

Conversar pode salvar muita gente de "n" equívocos. Com o bondoso tempo, creio que a gente possa melhorar. Daí vem um entender melhor a si e o outro, o pensar estar no lugar do outro e por aí vai.
Bjs.

Karen disse...

Não abandonei estrela!
Volto amanhã para comentar!
saudades de vcs 4! bj

Karen disse...

Oi Estrela querida,
A sincronicidade de seu texto com o que houve comigo esta semana, ou seja, mais uma vez estamos cá, duas das 5, passando por algo semelhante. Sabe, a minha decepção comigo mesma quando voltei ao trabalho foi exatamente por isso, perceber que não tinha evoluído tanto quanto eu pensava. E caro, tive uma lição. Muito boa, de muito valor por parte daquela que agredi.
Bjs

Anônimo disse...

Ninguém diz Namastê por acaso! E para não se identificar é só postar anônimo! E como muitas coisas de tantas ezes ditas tornam-se verdades, continuarei dizendo e repetindo: Namastê, para c, para mim e para o mundo!

Anônimo disse...

Eu jurava que já tinha comentado neste post. Lembro até do que escrevi, mas meu comentário não está aqui. Estranho né..

Primeiramente parabéns pelo texto, está excelente! Este erro é muito comum nos relacionamentos. As pessoas pensam que as outras possuem bolas de cristal para adivinhar qual é o problema.

O relacionamento vai morrendo aos poucos e então desaba por completo. O pior é que ele torna-se fechado.. Não é uma morte visível, é como um câncer crescendo.. o rancor vai aumentando e aumentando e a pessoa nem sabe o que se passa. Quando tudo vem a tona a coisa já está avançada demais.

Acho que ultimamente a podridão humana está aumentando.. qual é o outro blogue que falou sobre isto hoje? fiquei curioso hehe

Up! up! up! Não ande down, chéri! Vamos encarar tudo com um sorriso no rosto. ;)