sábado, 20 de dezembro de 2008

Criador de Estrelas

Antes de eu entender que Deus criava as coisas, eu entendi que meu pai as criava.
Ele e sua cabeça-oficina, repleta de invenções.
Eu diria que meu pai é um misto de Professor Pardal, Mac Gyver e o Pedro Malazarte!
Do Professor Pardal ele tem a habilidade para inventar e construir coisas.
Muitos dos nossos brinquedos foram criados por ele, e integraram nosso reino mágico da infância, junto com as histórias de minha mãe. Ele fazia pipas e nos levava ao campo de aviação para solta-las. Na época, morávamos em Guaranésia, pequena cidade no interior de Minas. Eram muitas crianças na rua. Meu pai tinha um Passat Dourado com um grande porta- malas. Dia de soltar pipa, aquele porta-malas ficava cheio de crianças e íamos até o campo de aviação. Uma festa só! Hoje isso é infração de trânsito. Naqueles tempos, isso se chamava Felicidade. Não eram pipas dessas simples, elas eram diferentes, em três dimensões como o 14 Bis. Construía também quebra-cabeças, alguns tão difíceis que ainda hoje não consigo montar! Quando a gente chegava com namorado novo em casa, ele trazia o mais complicado deles todos e dizia: Só namora minha filha se conseguir resolver isso aqui! Teve um namorado que me deixou de lado o domingo inteiro até conseguir montar o quebra - cabeça!!
Papai é o criador de estrelas, de coisas que brilham, de enfeites originais de natal. Nunca tivemso uma árvore normal em casa!!
Do Mac Gyver meu pai tem a arte do improviso e ação não situações mais difíceis.
É o cara que constrói portas quando elas não existem.
É um homem de iniciativa. Sua agilidade faz com que os conflitos tornem-se apenas pequenos obstáculos no caminho, desde uma torneira pingando até um casamento estragado. (To falando do meu, tá?!!)
Nunca ouvi meu pai dizendo: Eu não sei o que fazer agora.
Ele fica em silêncio e de repente é iluminado com a solução.
Do Pedro Malazarte... bom, dele meu pai tem a esperteza e o lado cômico. Meu pai é um moleque eterno. Daqueles que tiram água de pedra, sabe?!!Rsrs!
Ele não é apenas uma mistura de personagens. Ele transcende isso, de uma forma que só ele sabe ser. O cara que me fez gostar de ficção científica, de cinema, do espaço sideral, que com sua câmera sempre nos acompanhou, eternizando os momentos em películas, inclusive, pagando muitos micos com a gente.
Eu tive a felicidade de ter um pai que é amigo, que é presente, que participa.
Um homem incrível!
Ele já poderia estar descansando, aproveitando os benefícios e as limitações que a idade impõe, porém, mesmo velho (ops!) e cansado, ainda continua forte e bravo, resoluto no leme dessa nau dos loucos.
Pai,
Nem todas as peças estão onde queríamos, mas a vida é quebra-cabeça surpreendente. Tudo está no lugar certo e se está, é porque você existe.
Oh, meu velho e indivisível pai,
Eu te amo muito.
Feliz Idade Nova!

2 comentários:

Anônimo disse...

Belas Palavras, Mi.

Bjos

Rafael disse...

q lindo texto

"Nem todas as peças estão onde queríamos, mas a vida é quebra-cabeça surpreendente. Tudo está no lugar certo e se está, é porque você existe."

o meu naum existe mais,mas se tudo está ond está eh pq ele um dia existiu