quinta-feira, 25 de junho de 2009

As engrenagens do nosso fantástico mundo

Don't worry about a thing
Cause every little thing
Gonna be all right
(Bob Marley - Three little birds)

É porque quando está escuro e a gente fica esperneando, é difícil mesmo perceber que tudo está perfeito. É difícil enxergar o todo complexo que se desenvolve além de nós e ao nosso redor e por dentro. Enfim, tudo vai ficar bem. É aquela coisa da atração! Pense nisso e tudo vai ficar bem. É meio hipnótico, mas é isso que queremos. Queremos ver as engrenagens se movendo.
As engrenagens. Elas se movem e tudo muda de lugar. O sol vai pro Japão e as folhas do outono dão os últimos estalos quando pisadas por nós. As pessoas nascem, pessoas morrem. Michael Jackson morreu e lembrar dele me leva de volta para Pará de Minas, minha terra Natal. Uma das Panteras também morreu. Que droga pra ela, porque a morte dela foi ofuscada pela dele. É... Eu pensei isso sim.
A África do Sul perdeu pro Brasil e ainda não se sabe se as eleições do Teerã foram fraudadas. É meio óbvio que sim, mas mesmo assim, quando meu dente dói, isso não tem relevância. Mexe qualquer coisa dentro doida, qualquer coisa doida dentro mexe...
Estamos passando por uma crise mundial e o Marcos Palmeiras está lá batendo havainas. Fazer o que, né?! Pular num buraco? Bater panela e protestar? Pegar o Megafone e rosolver tudo no grito? Uai, quem tem boca vaia Roma, que tem mãos bate havainas. É... Porque você sabia que a gente fala errado? Não é vai a Roma. É vaia. Úuuuuu. Quem tem boca beija. Quem tem boca fala, mas o fato de falar não me leva pra lugar nenhum especificamente. Se você perguntar pra alguém em Sete Lagoas onde fica a rua tal, você pode parar numa rua muito diferente. O troço é que as engrenagens também mudam as palavras e seus significados As engrenagens e nossos antepassados. Quem tem boca vaia Roma em sinal de protesto ao governo dos Césares. Outra coisa é o tal: É a cara do pai, cuspido e escarrado. Olha só. Cuspe e catarro não são moldes, mas a gente deu um jeitinho de fazer com que essa nojera signifique que o filho é igualzinho ao pai. O certo seria “esculpido em carrara” que é pedra de mármore própria para artistas fazerem suas estátuas. Ainda tem quem afirme que seja “esculpido e encarnado” mas enfim, no fim tudo dá certo, mesmo à força.
A gente tenta entender, mesmo quando a mensagem está adulterada.
E a gente só pára (num dô conta de tirar o acento ainda) se for bobo e masoquista. Porque o mundo segue adiante. Porque o tempo não pára. Porque é assim que tem que ser. É assim que tem que ir.
Go Forest!

7 comentários:

Elga Arantes disse...

Minhas considerações a respeito da noite:

“Quando está escuro e ninguém te ouve, quando chega a noite e vc pode chorar...”

“ ...e toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos”

Em tempo, as considerações deles, e que eu gosto de ouvir.

Outras:

1)Adoro a propaganda das Havaianas, com o Marcos Palmeiras.
2)Não sabia do babado sobre Roma. Aliás, do babado sabia, não sabia do ditado. Agora, sim, faz sentido...
3)Sobre o “cuspido e escarrado”, eu sabia. E foi justamente porque procurei um sentido na fala adulterada e não encontrei, que descobri a “verdade”. E descobri que tem uma pedra que se chama carrara. Sobre o encarnado, também não tinha ouvido falar. Mas ainda faz mais sentido que o escarro. Eca!!!
4)Também não consigo aceitar o pára sair de linha. Um veículo (de comunicação) tão bom! Eu, desprovida de critério pra maioria das coisas, às vezes coloco acento, ainda, noutras, não.

As últimas:

MSN é bom, né? Parece que a gente fica mais íntima da pessoa. Sabe que eu e a Karen nos falamos sempre? Eu vou pra lá, pra S.P. Vê-la, vamos? Vc sabe que ela já esteve em casa,
né?

Que bom que está com cara de Estrela, de novo. Ufa!

Mariana Ornelas disse...

Don't worry
Pra não
Se estressar
Be happy
Pra se alegrar
Relax
Que tudo
Fica diferente
Stress faz adoecer
Amor rejuvenescer
Sorria mais
E leve a vida
Simplesmente

Só deixando o titulo do post do dia em meu blog
"Se você não tem fracassos na sua vida, é porque deixou de assumir os riscos que deveria. "
Júlio Lobos


Bjao da Vakera

http://www.tracarcaminhos.blogspot.com/

Sheyla disse...

Passo por aqui, 28/06, 01h, e tem tanto texto que ainda não li, que ao ler esse sinto-me perdida, sabe? Mas perder-se nessa teia é uma alegria. A cada ano, percebo que a roda do tempo passa mais e mais velozmente. Os dias cada vez mais abreviados e uma vontade imensa de poder tocar nos ponteiros do relógio numa tentativa ingênua em controlar o incontrolável.
Quanto ao texto anterior, o que posso dizer é que milagres existem sim, mas que viver é doído e doído. E que mesmo diante da visão abismal, haverá a LUZ de DEUS.
Bjs.

Malaguetta disse...

adoreii ;x

um texto maravilhoso de indignação.

Otavio Cohen disse...

É vaia???


gente.

Daniel Savio disse...

Huhum, pode ser um revolta, mas não é exatamente uma revolta, pois você considera que há o destino nos atos ocorridos...

Bem, pelo menos acho isto.

Fique com Deus, menina Michele.
Um abraço.

sblogonoff café disse...

Não sei onde vocês viram revolta!!!
Era mais um sarcasmo do que uma revolta!
Porque apesar das sombras, é preciso seguir. Não adianta espernear, se auto martirizar... O mundo não pára pra gente. É tanta pretensão quanto supor que só exista vida na Terra!
É preciso sorrir tmbém, porque a confiança no sol vem daí! Né?!