sexta-feira, 16 de março de 2012

Lamas no Everest, Belo Horizonte no meu coração

Amo o céu cobalto.
O céu cobalto pinta de outras cores meu íntimo, diferente dos dias quentes (reclamando pra variar), que lançam chamas, incendeiam e de herança deixam a fumaça, a fuligem e a dificuldade de respirar, de esfriar a cabeça, de dormir abraçado em conchinha, de enfrentar filas, de oferecer amor em troca de cada pisão no dedo inflamado.
O cobalto me torna um pouco mais paciente,assim como minhas doenças.
Piada estranha, né?
De perto pouca coisa é normal!
Sou mineira de Pará de Minas.
Pará de Minas, Luas da Terra...
Em dias de chuva, Sete Lagoas parece a lua. Enche de crateras e de vez em quando vemos emergir o monstro lunar.
Em Guaranésia, sul de minas, havia a mulher do cemitério. E o mais belo por do sol com cheiro de café daquela região.
Em Vila Velha há a terceira etapa, o terceiro sexo, a terceira ponte. Parte dela. A outra, parte sobre o mar rumo a Vix. É o trânsito flutuante mágico. Cariacica tem caranguejos e a Avenida Expedito Garcia, flor da manhã, padaria e movimento. E tem a Rua Jerusalém, um pedaço de Minas com polenta capixaba!
Viana tem o passado a limpo, uma amoreira e cheiro de perfume.
Domingos Martins tem uma pedra no meio do caminho, com um lagarto paralítico que brilha úmido quando há sol depois da chuva.
Marechal Floriano tem o aconchego da serra, do frio, dos lagos e cavalos.
Araçaí tem um portal, argila de moldar o pensamento, pequi e casos de assombração. No cerrado, os dragões bafejam, mas a noite os asserena.
Serenô, eu caio, eu caio...
Eu caio em Belo Horizonte.Capital afrancesada, província iluminada cheia de ruas e carros. Nunca vi uma cidade tão pichada quanto BH. Os pichadores de lá são os mais aventureiros de todos. Pense num lugar improvável e verá spray borrifado formando letras e códigos. Garatuja urbana, maltraçadas linhas antropológicas da cosmopolita e caipira cidade. Seus encantos me fizeram sempre andar no interior, perifericamente distante, como se o sol não delimitasse meu horizonte ali.
Eu percebia sim que mesmo brincando de roda, girava ao redor de BH enquanto minhas águas convergiam praquele ponto e eu não pudesse conter o fluxo.
Contive, mostrei que meus braços ficam fortes quando remo contra a maré.
Então o tempo passa e a força aumenta o poder dos gentílicos.
Somos arrastados junto com todas as outras cidades para o interior da capital, sem pecado, sem estado civil, sem outras fronteiras a não ser as placas dos motéis, dos um milhão de motéis que precedem BH, com volúpia, açúcar, afeto e promoções de pernoite. Com certezas derretidas como queijo na pizza e com a dúvida se o amor mata mais do que as DSTs!
Tapetes vermelhos se estendem para desfiles nem tão elegantes assim de jovens com sonhos universitários de proclamarem a república para o resto de suas vidas e depois se transformarem na plebe agonizante e feliz cantando acappela todos os hinos de massa! Reis e rainhas sem trono, assim como eu, rainha de estrelas que já deixaram de existir, embora a sua luz ainda visível insinue outros castelos.
Tanto chão pra andar.. O céu, a terra e as pessoas... Você pode me estranhar, mas eu prefiro as Sete Lagoas.O mundo é uma bola só, onde a gente desvaria e voa. Você pode até estranhar, mas tem sentido ser sete lagoas.
Radicalmente!
*
*
*
Se eu não fosse analfabyte, postava a música "Três Coroas" dos The Darma Lovers. Vã, vc se habilita?

9 comentários:

Mulher Vã disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sblogonoff café disse...

Nunca estive em Colatina.
Só falei dos lugares em que dormi mais de uma noite,mais de um mês, mais de um ano.

E os muros do cemitério de Guaranésia eram de cipreste. Não dá pra namorado namorar.
Do cemiterio em questão, que agora é um clube náutico.

Eu morava em frente.

Anônimo disse...

Oi de novo Menina das Estrelas Cintilantes de Sete Lagoas!!!

Sete Lagoas é uma cidadeum pouco mais tranquila que Belo Horizonte,
mas tem mais natureza perto. Belo Horizonte tem uma árvore em cada casa, vários Parques, UFMG...

O bom mesmo é a gente sempre escapar para o interior nos finais de semana, relaxar, curtir todas as cidades possíveis (as que citou de minas também são ótimas).
É a gente saber ver as coisas boas em todos e em tudo...

E o melhor é que nós somos e fazemos o cantinho em que estamos.
Viajamos o mundo inteiro sem precisar sair de casa.
Aproveitar cada momento com intensidade.

Um sopro de carinhos de Eves!!!
Beijo em seu coração!!!

LuizH

sblogonoff café disse...

Não tem sopro de carinhos de Eves!

É só Sopro de Eves!
Cuidemos de sua integridade!!

Meu lar é dentro de mim, mesmo que muitas vezes eu habite o desterro...

Degradada...

Ainda há um lar...
Minha casa está onde meu coração está!!

Mulher Vã disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Segue 'UM SOPRO DE EVES" em conformidade com o padrão especificado por Vico de Eves...

rsrs

Beijo!!!

Anônimo disse...

Segue 'UM SOPRO DE EVES" em conformidade com o padrão especificado por Vico de Eves...

rsrs

Beijo!!!

LuizH

ricardo aquino disse...

Um céu cobalto! Que lindo e simples e singelo e seu! Adorei o texto... aqui perto de casa, depois dessas últimas chuvas tem pelo menos três despojos lunares. Que bom que preferes Sete Lagoas, nós agradecemos a sua presença! Com distinta saudade!

Anônimo disse...

Ainda quer colocar a música?